Noticias


Daniel Augusto Jr. - Agência Corinthians

Corinthians se prepara para primeiro duelo da final

Enquanto se prepara para o primeiro jogo da decisão, equipe busca um substituto para Dentinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo
A decisão do título paulista começa no próximo domingo, mas os preparativos para os jogos contra o Santos foram iniciados ainda no estádio Pacaembu, logo após a vitória sobre o São Paulo. De início se cogitou uma semana de trabalhos em Extrema, Minas Gerais. Mas a comissão técnica acabou optando pela preparação em São Paulo, com os atletas podendo ficar perto de seus familiares.

Preocupado com o desgaste dos jogadores para a final, na terça-feira à tarde o técnico Mano Menezes diminuiu a carga de alguns deles. O atacante Ronaldo, o zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo André Santos e o lateral-direito Alessandro permaneceram no Parque São Jorge fazendo relaxamento muscular na academia, além de participarem de atividades na piscina e fisioterapia. Enquanto isso, o restante do elenco treinou no Parque Ecológico onde realizou trabalho físico.

Até o momento, Mano tem apenas um desfalque para o jogo de domingo, o atacante Dentinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido na vitória contra o São Paulo, no último jogo. Por isso, contra o Santos, no próximo domingo, o Corinthians pode ir a campo com um desenho tático diferente do utilizado contra o São Paulo. "Não temos um jogador com as mesmas características dele (Dentinho), por isso, vamos adaptar e encontrar uma formação diferente."

No entanto, o comandante alvinegro ressalta que o esquema tático não será fundamental para que o Timão conquiste a vitória no primeiro jogo da final. "Não podemos perder a personalidade. Eu sabia que esse time tinha potencial para melhorar agora. É uma questão de postura e confiança", pontua Mano. Mesmo assim, apesar de o Timão jogar por dois resultados iguais, o treinador prefere colocar as equipes em igualdade de condições. "A vantagem não existe", pondera. "Mas não penso em entrar para fazer dois resultados iguais. Penso em superar o adversário e conquistar o título."

INVENCIBILIDADE – Ganhar por 2 a 0 do São Paulo no último domingo não serviu apenas para levar o Timão à final do Paulista. Com a vitória o Corinthians chegou a 21 jogos sem perder e passou a ser o novo dono da Taça dos Invictos do Estadual. Para Mano Menezes, manter a invencibilidade nos dois jogos da final está em segundo plano. "O importante é ser campeão, o resto vem na seqüência." No entanto, ele admite que fazer o time campeão de forma invicta, "seria algo especial".

Mano defende que o título é a confirmação de tudo aquilo que o treinador defende em termos teóricos. "O trabalho do técnico precisa vir acompanhado de conquistas para ter o reconhecimento." O técnico diz que o time tem que provar dentro de campo que é o melhor. "O Santos ganhou de um adversário muito forte e chega em uma condição parecida com a nossa. O que vai ser determinante é o desempenho dos jogadores."

MOTIVAÇÃO – Para o comandante corinthiano, disputar uma final, por si só, já é motivador. Mesmo assim, ele tem uma estratégia de buscar no próprio elenco elementos para suas reuniões. Frases ditas em treinos e em conversas dentro do grupo se transformam em armas. "Prefiro usar coisas ditas por um auxiliar de preparação física ou um jogador nosso, por exemplo. Isso é mais forte e reflete mais a situação interna."

A venda de ingressos para a primeira partida da decisão entre Santos e Corinthians, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, já iniciou. A torcida corintiana terá à sua disposição 1.259 bilhetes. Com preços que variam de R$ 80 a R$ 180,00. O jogo será apitado por Wilson Luiz Seneme. O árbitro será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Everson Luiz Luquesi Soares.