Noticias


Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Por um clássico sem violência

Guerra? Batalha? Nada disso. No clássico deste domingo não cabem definições que não se refiram exclusivamente ao futebol.
Que a decisão entre Corinthians e Santos será disputada de maneira intensa, ninguém duvida. Da mesma forma, é consenso que os dois times vão buscar a vitória, jogando de maneira viril, com muita marcação e vontade. Mas a rivalidade deve se resumir a isto nos dois clássicos da final do Campeonato Paulista.

O que todos esperam dos dois jogos finais do Paulistão 2009 é que fiquem as imagens da disputa dentro de campo. Não há mais espaço para confrontos entre torcedores e violência nas arquibancadas.

Na sua página do Twitter, Mano Menezes mostra a sua disposição de incentivar o clima de paz. Ele declara: "Futebol é a nossa maior paixão. Nessas finais, vamos cuidar dela, sem violência".

Por maior que seja o envolvimento dos torcedores com seus times, não se pode extrapolar os limites da convivência em sociedade. Futebol é um jogo, não uma guerra. E cabe também aos profissionais envolvidos evitar que definições que nada tenham a ver com o esporte sejam disseminadas.

O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista começa às 16h deste domingo. O Batalhão da Polícia Militar de Santos recepciona os torcedores corinthianos que se deslocarem em caravanas até o meio-dia. A medida visa garantir a segurança dos torcedores e o acesso ao estádio sem contratempos antes do início da partida.