Noticias


Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Vitória na Vila

Com dois gols de Ronaldo e um de Chicão, Corinthians faz 3x1 no Santos e garante uma grande vantagem para o jogo de volta.
Jogar contra o Santos na Vila Belmiro sempre é difícil. Apoiado por uma torcida apaixonada e que joga junto, o alvinegro praiano bem que tentou. Mas com uma vantagem que começou a ser construída logo a 10 minutos de jogo, com Chicão em bela cobrança de falta, o Corinthians conseguiu administrar a pressão do time da casa e agora vai para o segundo jogo da final podendo perder por até dois gols de diferença.

Apesar de jogar na casa do adversário, foram do Corinthians as ações no início da partida. Contando com Jorge Henrique e Morais abertos pelas pontas, o Timão segurava os laterais santistas e ainda criava situações perigosas no ataque. Em uma delas, Morais entrou em diagonal próximo a área e acabou derrubado por Pará. Na cobrança da falta, Chicão colocou no contrapé do goleiro Fábio Costa e abriu o placar.

O Corinthians seguiu melhor e aos 25 minutos ampliou com Ronaldo, dominando com rara técnica um longo lançamento de Chicão e chutando na saída de Fábio Costa. O 2x0 desestabilizou o Santos por alguns minutos. Mas não demorou muito para o time da casa se lançar para o ataque e passar a rondar a área de Felipe, que foi obrigado a fazer pelo menos três grandes defesas antes do fim da primeira etapa.

A pressão santista continuou no início do segundo tempo. Projetando os seus laterais para frente, o time de Wagner Mancini levava cada vez mais perigo ao gol corinthiano. Até que em uma chegada à linha de fundo, aos 15 minutos, Triguinho chutou forte e cruzado. A bola bateu em Felipe e entrou.

A pressão, a partir do gol, aumentou. O Corinthians se posicionava para tentar encaixar um contra-ataque com Ronaldo. Felipe ainda fez uma bela defesa, interceptando um lançamento nos pés de Neimar, aos 27 minutos.

E aos 31, o grande lance do jogo. Elias se livrou da marcação e lançou Ronaldo. O Fenômeno cortou Triguinho e percebeu Fábio Costa adiantado. Com grande categoria, ele tocou por cobertura e decretou o 3x1.

O Santos ainda tentou diminuir a diferença. Mas esbarrou na grande atuação de Felipe e na segurança da defesa corinthiana.

Para Mano Menezes, além de garantir uma grande vantagem para o jogo de volta, a vitória sobre o Santos tem outros significados. “É ótimo se nós considerarmos como é difícil jogar aqui. Eu como técnico nunca tinha vencido aqui”, comentou. O técnico ainda completou, “Enfrentamos um grande adversário que exigiu muito da nossa equipe...Tivemos a felicidade de aproveitar os nossos bons momentos e conseguimos sair daqui com a vitória”.

Para o jogo de volta, o Corinthians não terá Chicão, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso automaticamente. Mas Dentinho, que cumpriu suspensão pelo mesmo motivo, estará a disposição. No lado do Santos, Fabão e Pará receberam o terceiro amarelo e não jogam no próximo domingo. Por outro lado, Rodrigo Souto e Roberto Brum retornam.

A grande final do Campeonato Paulista 2009 acontece no próximo domingo, às 16 horas, no estádio Pacaembu.