Noticias


André Santos chuta para empatar o jogo. Foto: Daniel Augusto Jr. – Ag. Corinthians

Campeão invicto

Depois de ser pressionado no início do jogo, sair perdendo e buscar o empate com André Santos, Corinthians conquista o Paulistão 2009 de forma invicta.
Os gritos da torcida ao final do jogo repetiam a festa da conquista do Brasileiro da Série B no ano passado. Cantando novamente que o Coringão Voltou, os mais de 30 mil corinthianos que compareceram ao Pacaembu, neste domingo, deram início às comemorações pela conquista do Campeonato Paulista de 2009. O título foi alcançado de forma invicta.

Jogando com a vantagem de 3x1 construída no jogo de ida na Vila Belmiro, o Corinthians foi pressionado pelo Santos nos primeiros 30 minutos. Com o time posicionado na frente, o Peixe criou algumas oportunidades com Madson, Kleber Pereira e Paulo Henrique.

Aos 27 minutos, em uma jogada pelo meio, Kleber Pereira foi lançado na área, cortou Felipe e foi derrubado. O próprio artilheiro santista cobrou a penalidade e converteu, abrindo o placar.

Com o 1x0 a favor, o Santos se animou ainda mais e tentou aumentar a pressão. Mas aos 32 minutos veio o golpe que praticamente acabou com as esperanças do alvinegro praiano. Em uma bonita troca de passes pela esquerda, Dentinho rolou dentro da área para André Santos concluir de bico no canto direito de Fábio Costa.

Após o empate, quem passou a dominar o jogo foi o Corinthians. E esse cenário não se alterou no segundo tempo. Com boa posse de bola, o Timão segurou o ímpeto do Santos, que a essa altura só seria campeão a partir de um placar de 4x1.

Na medida em que o tempo passava, crescia a confiança da torcida da casa na conquista do título. Wagner Mancini alterou o time, colocou Molina, Maicon Leite e Robson para tentar a reação. No lado do Corinthians, Mano Menezes também fez substituições e mandou Welington Saci, Morais e Fabinho para campo.

Sem conseguir construir o placar que lhe desse o título, restou ao Santos acompanhar a festa corinthiana no Pacaembu após o apito final de Sálvio Spínola. O Timão comemorou o seu 26º título Paulista. E este tem um sabor especial, por ser de maneira invicta. Algo que não acontecia para o time do Parque São Jorge desde 1938.

O fato da conquista acontecer sem derrotas foi lembrado pelo técnico Mano Menezes. “Teríamos comemorado muito, mesmo se não fosse de forma invicta. Mas a maneira como foi, nos deixa feliz, pois entramos para a história do clube”. Ele ainda comentou: "Conquistamos um título invicto em um campeonato tão difícil como o Paulista. Ser campeão era um sonho no começo e, da forma como construímos, deixa o treinador muito feliz. O torcedor também merece demais”.