Depois de um período de férias, o elenco do Timão se reapresentou hoje para a pré-temporada, cheio de novidades. Além do lateral-esquerdo Roberto Carlos, para 2010, o Corinthians ainda trouxe Iarley (Goiás), Ralf (Barueri), Tcheco (Grêmio) e Danilo (Kashima Antlers). Na lista dos que saíram estão Marcelo Oliveira, que foi para o Barueri, Bruno Bertucci e Moradei, que foram para o São Caetano.
Na programação para a volta ao trabalho, a apresentação de Roberto Carlos para a imprensa e torcedores foi o grande destaque. No Parque São Jorge, diante de milhares de corinthianos nas arquibancadas, o lateral Campeão Mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, disse estar emocionado de poder retornar ao Brasil e ter a oportunidade de fazer parte do Centenário do Corinthians. “Se tivesse jogo amanhã, eu já estaria pronto. Quero jogar, sentir o calor da torcida. É um ano importante e pode ter certeza que chegou mais um para o bando”, comentou.
O restante do elenco tem apresentação marcada para as 16 desta segunda-feira. Nesta semana o grupo corinthiano viaja para Itu, onde inicia a sua pré-temporada. Como parte da preparação, no dia 13 de janeiro, o Timão recebe o Huracán da Argentina para amistoso no Pacaembu.
A estreia do Corinthians no Campeonato Paulista acontece no dia 17 de janeiro, contra o Monte Azul, em Ribeirão Preto. Já no dia 24 de fevereiro, inicia a caminhada na Libertadores, no Pacaembu, em São Paulo, contra o vencedor do confronto entre Júnior de Barranquilla, da Colômbia, e Racing, do Uruguai.
Para enfrentar um ano emblemático (o clube completa 100 anos em 2010), com competições importantes, o Corinthians está apostando no acréscimo de experiência e qualidade ao elenco. Dos contratados, Danilo, Tcheco, Iarley e Roberto Carlos são jogadores com história e experiência internacional, o que será importante, principalmente para a Libertadores da América. “Com a chegada de jogadores tão bons, que já passaram por grandes clubes, o time ganha em qualidade. Todos vão ajudar muito e quem vai ganhar com isso é o Corinthians”, disse o zagueiro Chicão.
Iarley, contratado por ser um jogador experiente em Libertadores, disse que não se preocupa se será titular e nem se atuará como meia ou atacante no time de Mano Menezes. “Esta é uma questão de esquema tático do Mano. Titularidade não é uma preocupação que eu tenho”, declarou.
Já Danilo, comemora a “dor de cabeça” que o técnico Mano Menezes vai ter com o elenco à disposição. O número de jogadores de meio de campo não desanima o atleta, que chega para brigar por um lugar entre os titulares. Para o setor, o Timão trouxe Tcheco e conta com Edno, Defederico, Boquita e Morais. “Dá para todo mundo jogar e o treinador terá boas opções”, comentou.