Desde outubro de 2006 o Timão não vencia um clássico contra o Palmeiras. Neste domingo, no Pacaembu, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o dérbi por 1 a 0 com gol de cabeça do baixinho Jorge Henrique. Com o resultado, o Timão chega aos 11 pontos na competição, enquanto o Palmeiras, que dividia a liderança com o próprio alvinegro e o Ituano, caiu para quinto, com oito pontos.
O Corinthians entrou em campo com Jorge Henrique e Iarley no ataque. A formação com três atacantes, muito usada em 2009, deu lugar a um 4.4.2, com Tcheco e Danilo nas meias.
O clássico já começou movimentado. Aos seis minutos, em cobrança de falta pela direita, Tcheco mandou para área, Jorge Henrique levou a melhor em cima da defesa alviverde e cabeceou para o chão, sem chances para o goleiro Marcos.
Apenas dois minutos depois, o time de Mano Menezes perdeu Roberto Carlos, expulso, após uma dividida no meio de campo. Com um jogador a mais, o Verdão passou a dominar as ações do jogo, mas teve dificuldade para penetrar a defesa corintiana. Na melhor oportunidade palmeirense, Daniel chegou a marcar, mas o árbitro anulou o lance, assinalando impedimento.
Recuado, o Corinthians conseguiu segurar as investidas do rival, que só chegou com perigo em chutes de longa distância. Primeiro com Cleiton Xavier, aos 37, e depois com Pierre, aos 46, ambos para fora.
Na etapa complementar, o Palmeiras partiu para cima. E quem brilhou foi Felipe. Logo aos três minutos, Cleiton Xavier bateu colocado no canto esquerdo do goleiro corinthiano, que se esticou para fazer grande defesa.
O Corinthians respondeu com um contra-ataque. Aos cinco, Jorge Henrique ficou com a bola e avançou pelo meio. Ao perceber o goleiro Marcos adiantado, o atacante tentou de longe, mas mandou para fora. Aos seis, Jorge tentou cabeçada após escanteio cobrado por Tcheco. Mas a bola foi por cima.
Dos dez aos 15 minutos, o Palmeiras pressionou com bolas alçadas na área, mas a defesa do Timão levou a melhor em todas. O time do Palestra Itália ainda teve chance de marcar com Robert. Livre na grande área, o atacante bateu rasteiro, mas Felipe fez uma grande defesa.
Em seguida, em cobrança da falta, Tcheco mandou para área e Chicão tentou a cabeçada. O goleiro Marcos saiu de soco e defendeu. No final do jogo, o Palmeiras ainda teve Cleiton Xavier expulso, aos 42. Em seguida Marcos evitou o segundo gol do Corinthians ao sair nos pés de Dentinho, que entrou no lugar de Jorge Henrique.
Com uma grande atuação, especialmente da defesa, o Timão garantiu a vitória por 1 a 0. Agora, o próximo jogo será na quarta-feira, às 21h50, em Campinas, contra a Ponte Preta.