Depois de estrear na Copa Libertadores da América com vitória, nesta quarta-feira o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Independiente de Medelín na sua segunda partida dentro da competição. Jogando na altitude de Bogotá, a 2,6 mil metros do nível do mar, o Timão saiu atrás, mas buscou o empate já aos 40 do segundo tempo, com um belo gol de Dentinho.
Sem Alessandro, que sentiu uma lesão muscular, Mano Menezes escalou Marcelo Matos na lateral-direita. No meio, Tcheco deu lugar a Jucilei, que teve ao seu lado no setor Ralf, Elias e Danilo. Ronaldo e Jorge Henrique formaram o ataque.
As duas equipes demoraram a esquentar a partida. Apostando em lançamentos longos, os dois times erraram muitos passes e não conseguiam chegar ao gol adversário. A primeira boa chance foi dos donos da casa. Aos nove minutos, Restrepo bateu de fora de área e obrigou Felipe a espalmar para escanteio.
Aos 16, Jorge Henrique tabelou com Elias pela direita de ataque e cruzou para Ronaldo. O Fenômeno dominou no peito dentro da área e armou o chute. Mas a defesa colombiana travou na hora certa.
Aos 25, Ronaldo lançou Elias pelo meio, mas o goleiro Bobadilla saiu bem do gol e fez a defesa. Aos 31, surgiu a melhor chance corinthiana no primeiro tempo. Em cobrança de falta da intermediária, Roberto Carlos mandou uma bomba de esquerda e obrigou o goleiro adversário a fazer uma grande defesa.
Aos 38, o Independiente quase abriu o placar. O atacante Pardo entrou a dribles pela grande área. Ele se livrou de Willian e Chicão e tocou para o gol. Felipe, que já estava no chão, esticou a mão esquerda e conseguiu mandar para escanteio.
Na etapa complementar, a primeira chance foi com o Independiente. Valencia bateu falta com força de longe e a bola passou perto do travessão.
Vendo a possibilidade de buscar a vitória, o técnico Mano Menezes sacou Danilo para a entrada de Dentinho e posicionou a sua equipe com três homens na frente. A esta altura o domínio do jogo era do Timão. Jucilei e Elias impunham uma intensa marcação no meio e não davam oportunidades aos meias adversários. Aos 28, Souza entrou no lugar de Ronaldo, para renovar o fôlego do ataque.
No entanto, aos 30, o Independiente abriu o placar. Valencia cruzou para a área. A bola desviou em um atacante colombiano e tirou Chicão da jogada. Valoyes, em posição de impedimento, tomou a frente da jogada e rolou para o fundo do gol.
Em desvantagem no placar, o Corinthians seguiu buscando o ataque. E o prêmio veio aos 40 minutos. Dentinho fez boa jogada individual pela esquerda, cortou para o meio e chutou de fora da área, no ângulo, e decretou o empate na partida. Além de igualar o marcador, o atacante anotou o gol 9.999 da história do Timão.
Com o empate conquistado na Colômbia, o Corinthians chegou aos quatro pontos e manteve a liderança no Grupo 1 da Libertadores. O próximo compromisso pela competição continental está marcado para a quarta-feira, dia 17, contra o Cerro Porteño, novamente como visitante. A partida acontece no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Pelo Campeonato Paulista, o Timão joga neste domingo, às 19h30, contra o Santo André, na Arena Barueri.