Nesta quarta-feira, jogando em Assunção, no Paraguai, o Timão derrotou o Cerro Porteño por 1 a 0, com direito a gol de Ronaldo, o primeiro dele na temporada. Com o resultado, depois de duas vitórias e um empate, o Corinthians se mantém na liderança do Grupo 1 da Copa Libertadores da América, com sete pontos.
As principais novidades no time do técnico Mano Menezes foram a entrada de Dentinho no ataque ao lado de Ronaldo e Moacir, na vaga de Alessandro, lesionado. No meio, manteve-se a formação da partida anterior pela competição continental, com Ralf, Jucilei, Elias e Danilo.
Bem posicionado na defesa, o Corinthians conseguiu evitar a pressão que era esperada por parte do adversário. A primeira chance de abrir o placar foi do Timão, aos sete minutos. Roberto Carlos deu lindo passe para Elias invadir livre a área e bater no canto direito. O goleiro Barreto defendeu.
O Cerro respondeu tentando buscar espaço pelas laterais. Aos 13, Piris fez o levantamento, a zaga não subiu e Zeballos cabeceou para o chão, mas Felipe fez a defesa.
Aos 22, Jucilei arrancou da defesa, tabelou com Elias e, da entrada da área, bateu com estilo, quase acertando o ângulo esquerdo do goleiro rival. Aos 32, nova investida do Cerro, com Nuñez, que recebeu na intermediária, avançou e chutou rasteiro. No meio do caminho, a bola desviou em Chicão, mas Felipe conseguiu defender com os pés e mandou para fora.
Os dois times já haviam baixado o ritmo e o primeiro tempo se encaminhava para o final, quando o Timão chegou ao gol, aos 40 minutos. Dentinho cobrou escanteio da direita. A bola foi baixa, no primeiro pau, Danilo desviou e Ronaldo apareceu por trás da defesa para empurrar para o gol.
Na etapa complementar, os donos da casa tentaram pressionar. Logo aos três minutos Nuñez bateu forte de fora da área, Felipe não segurou e dividiu o rebote com Zeballos. A bola sobrou para Ramírez, que chutou por cima.
Depois disso, o Cerro só levou perigo à defesa do Timão aos 27. Julio dos Santos recebeu nas costas da zaga e driblou Felipe. Mas Roberto Carlos, de carrinho, fez o corte. O lance acabou anulado, por impedimento do próprio Julio dos Santos no momento do lançamento.
Mano Menezes promoveu as entradas de Jorge Henrique e Tcheco nos lugares de Dentinho e Danilo. Com a nova formação, o Timão passou a trocar passes e a controlar melhor o jogo.
Nervoso em campo, o time da casa ficou com um jogador a menos aos 37. Após falta anotada a favor do Corinthians, Jorge Britez reclamou acintosamente da arbitragem e foi expulso.
Com um homem a mais em campo, o Corinthians renovou o fôlego no ataque, com a entrada de Souza no lugar de Ronaldo. O alvinegro manteve a posse de bola e não deu mais chances de reação aos paraguaios.
Agora, o próximo compromisso do Timão é contra o Grêmio Prudente, no domingo, às 17h em Presidente Prudente. O confronto será válido pela 15ª rodada do Paulistão.