O Timão faz nesta quarta-feira, contra o Racing do Uruguai, o jogo que pode colocá-lo na segunda fase da Copa Libertadores da América com uma rodada de antecedência. Depois de três vitórias e um empate, o Timão lidera o Grupo 1 com dez pontos, três a mais que o próprio Racing, o segundo colocado. No jogo de ida desta fase, o Corinthians venceu o time uruguaio, no Pacaembu, por 2 a 1.
Apesar de ter participado do treinamento da segunda-feira pela manhã, no Parque São Jorge, o goleiro Felipe está fora da partida contra os uruguaios. A comissão técnica e o departamento médico do Timão entendem que o jogador ainda não está totalmente recuperado da lesão muscular que sofreu na coxa direita, principalmente por não fazer todos os movimentos.
Felipe não atua desde o dia 24 de março, quando enfrentou o Paulista, na Arena Barueri, pelo Estadual. Depois disso, ele ficou ausente das partidas frente a São Paulo, Cerro Porteño-PAR, Ituano e Rio Claro. Rafael Santos foi o substituto nestas ocasiões. Mas para esta quarta-feira, o escolhido é Julio Cesar.
Além do camisa 1, o técnico Mano Menezes ainda tem outros dois problemas para formar a equipe que levará para o Uruguai. O lateral Alessandro está em fase final de recuperação de problemas físicos e não joga. O volante Marcelo Mattos foi testado na lateral-direita durante o trabalho tático da segunda-feira, mas sentiu um problema muscular na coxa direita e foi vetado. Menos mal que Moacir, que também vem de lesão, treinou bem nesta terça-feira e foi liberado para jogar.
Quem está confirmado para jogar em Montevidéu é Ronaldo. O Fenômeno havia sido liberado na última sexta-feira e no sábado por estar gripado e sem condições físicas de treinar. Mas nesta segunda-feira foi o companheiro de Dentinho no ataque no trabalho tático comandado por Mano Menezes, no Parque São Jorge.
Já no caso de Tcheco, outro desfalque, a situação é um pouco mais complicada. O meia vai desfalcar o Corinthians por aproximadamente um mês. O jogador foi submetido a um exame de ressonância magnética na última sexta-feira, em São Paulo, e ficou constatada a ruptura parcial dos ligamentos do tornozelo esquerdo, sofrida na última partida pelo Campeonato Paulista. A boa notícia é que o jogador não precisará passar por cirurgia.
O juiz do confronto entre Racing-URU e Corinthians, válido pelo grupo 1 da competição, será o argentino Héctor Wálter Baldassi. Ele será auxiliado pelos argentinos Hernán Pablo Maidana e Ricardo Alberto Casas. O quarto árbitro será o uruguaio Líber Prudente. O jogo acontece nesta quarta-feira, às 21h50 em Montevidéu.