Jogando em Montevidéu, no Uruguai, nesta quarta-feira, o Corinthians venceu o Racing por 2 a 0 e garantiu a classificação à próxima fase da Copa Libertadores da América, com uma rodada de antecedência. Dentinho abriu o placar no primeiro tempo e Elias fez o segundo, já no final da partida. Com 13 pontos, o Alvinegro pode encerrar a primeira fase da competição com a melhor campanha entre os 32 participantes.
O Timão entrou em campo novamente sem Felipe, lesionado. No seu lugar jogou Júlio César. Moacir, voltando de lesão, ocupou a lateral direita. Nas demais posições os titulares foram os mesmos da última partida.
O início do jogo foi tumultuado. Logo aos dois minutos houve uma queda de luz no estádio, que ficou às escuras. Depois de 15 minutos de paralisação, o confronto foi retomado. O Corinthians foi superior desde o início. Soube controlar a partida, permitiu poucos espaços para os uruguaios e ofereceu perigo constante ao gol adversário.
Os brasileiros abriram o placar aos 18 minutos. Roberto Carlos recebeu passe pela esquerda, disparou até a linha de fundo e cruzou para a área. A zaga tentou afastar, mas Dentinho ficou com o rebote e chutou certeiro para o fundo da rede.
O Racing não levava perigo à área do Corinthians e Júlio César praticamente não tinha trabalho.
Aos 36 minutos, em jogada de contra-ataque, Ronaldo arriscou um chute por cobertura antes da linha do meio-de-campo e deu um susto no goleiro uruguaio. Aos 38, Dentinho aplicou lindo drible pela esquerda e cruzou para Danilo, que cabeceou mal e perdeu uma boa oportunidade de ampliar.
Na etapa complementar o Coringão teve a primeira chance de marcar logo no primeiro minuto. Após troca de passes, a bola passou por Ronaldo e Elias e chegou até Dentinho. Livre, ele bateu cruzado, mas o goleiro conseguiu espalmar para escanteio.
Aos 21, mais uma chance dos donos da casa. Mirabaje cobrou falta perigosa, que Julio Cesar mandou pela linha de fundo.
Com a vantagem, o Timão se posicionou na defesa, buscando jogadas de contra-ataque. O Racing, por sua vez, pressionava, buscando o empate. O técnico Mano Menezes tirou Ronaldo e Dentinho e colocou Jorge Henrique e Iarley, respectivamente, para melhorar a posse de bola no ataque. Em seguida foi a vez do zagueiro Paulo André entrar no lugar do meia Danilo.
O Timão garantiu o triunfo, aos 42, quando Iarley puxou o contra-ataque e tocou para Jucilei cruzar. Elias apareceu para cabecear no canto esquerdo e ampliar a vantagem do Timão para 2 a 0.
Com a vitória, o Corinthians chega aos 13 pontos, com quatro vitórias e um empate, e dispara na primeira colocação do Grupo 1. A equipe de Mano Menezes também apresenta a melhor campanha da primeira fase até o momento. Agora o próximo desafio é contra o Independiente Medellín, na próxima quinta-feira, às 21h50 no Pacaembu.