De olho no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Corinthians enfrentou neste domingo o Botafogo, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, em um amistoso comemorativo à conquista do título estadual pelo alvinegro carioca. O técnico Mano Menezes escalou uma equipe sem os jogadores que devem iniciar o confronto com o Flamengo no meio da semana.
O jogo começou após a tradicional entrega de faixas ao Botafogo, campeão carioca. Os donos da casa ainda fizeram uma homenagem ao jornalista e botafoguense Armando Nogueira, que faleceu no último mês de março.
Mesmo sendo um jogo festivo, o Timão levou a partida a sério e pressionou o adversário desde o início. Logo no primeiro minuto, Defederico arrancou pelo meio e chutou de fora da área, mas o goleiro Jefferson defendeu.
Quatro minutos depois, foi a vez do Botafogo levar perigo com um chute de Herrera, que passou por cima do gol. Aos 19, Alessandro fez boa jogada pela direita, mas acertou a rede botafoguense pelo lado de fora. Dois minutos mais tarde, Marcelo Mattos, em cobrança de falta, obrigou Jefferson a fazer boa defesa.
Mesmo com o Timão pressionando, quem abriu o placar foi o dono da casa. Aos 44, Herrera avançou pela direita e cruzou para a área. Loco Abreu se antecipou à marcação e mandou de cabeça para o gol: 1 a 0.
Na etapa complementar, o Fogão ampliou logo aos dois minutos. Em cobrança de falta, Edno mandou uma bomba no ângulo direito do gol defendido por Rafael Santos.
Em desvantagem no placar, o Corinthians pressionou e deu trabalho ao goleiro Jefferson. Aos quatro minutos, ele defendeu um chute perigoso do estreante Paulinho. Em seguida, parou Jorge Henrique, em uma conclusão dentro da área, e Edu, em um chute de longa distância.
Aos 14 minutos, saiu o terceiro gol botafoguense. Em boa jogada pela lateral esquerda, Marcelo Cordeiro chegou à linha de fundo e cruzou para Herrera marcar de cabeça.
Dois minutos depois o Corinthians conseguiu descontar. Souza aproveitou passe de Defederico e, de carrinho, empurrou para o gol. A partir dos 3 a 1, a equipes diminuíram o ritmo. O jogo perdeu em emoção e o confronto foi levado até o final sem novas chances de alteração no placar.
Agora as atenções do Timão se voltam para o primeiro jogo pelas oitavas de final da Libertadores, na próxima quarta-feira, às 21h50, contra o Flamengo, no Maracanã.