Jogar no Maracanã, diante do Flamengo, com um ataque formado por Adriano e Wagner Love já não é tarefa fácil em circunstâncias normais. E se o confronto vale vaga em quartas-de-final de Libertadores da América, o rubro-negro joga para superar uma crise que resultou na troca do comando do seu futebol e o gramado foi castigado por um temporal que começou a cair sobre o Rio de Janeiro uma hora antes do jogo, então a tarefa fica ainda mais complicada. Foi esse o cenário que o Corinthians encontrou na primeira partida das oitavas-de-final da competição sul-americana. E no final, com o 1 a 0 contra, a classificação ficou ao alcance no confronto marcado para o Pacaembu, na próxima quarta-feira.
O Corinthians já não poderia contar com o seu camisa 1, Felipe, que ainda se recupera de lesão. Na lateral direita, Alessandro, apesar de recuperado de problemas musculares, ainda não agüentaria 90 minutos em um campo encharcado. Com isso, Júlio Cezar foi mantido no gol, enquanto Moacir entrou na lateral. Já na frente, Ronaldo retornou e fez dupla com Dentinho.
O estado do gramado atrapalhou o início do confronto. Logo após o apito inicial a bola já ficou parada em uma poça d’água e quase deu início a um ataque dos cariocas. Aos poucos os jogadores foram se adaptando às dificuldades impostas pela chuva. E as primeiras chances foram surgindo.
E foi do Flamengo o primeiro lance de perigo. Aos 11, em jogada dentro da área, William tentou afastar. A bola sobrou para Léo Moura, que chutou cruzado. A bola passou raspando a trave direita de Júlio Cezar.
Com dificuldades para criar jogadas, o Corinthians tentava fazer a bola rodar, mas não conseguia penetrar na área rubro-negra.
Já os donos da casa tiveram outra oportunidade aos 31. Juan escapou pela esquerda e cruzou no segundo poste. A bola passou por Adriano e Léo Moura, que não conseguiram alcançá-la e viram a grande chance de gol do primeiro tempo ir parar na linha de fundo.
Aos 37, o Corinthians ficou com um jogador a mais em campo. O meia Michael, dos donos da casa, que já tinha cartão amarelo, fez nova falta violenta e acabou expulso de campo.
O Timão tentou fazer uso dessa vantagem numérica no segundo tempo. Logo aos 5 minutos, Moacir tabelou com Dentinho e ficou cara a cara com o goleiro Bruno, do Flamengo. Mas o lateral alvinegro chutou por cima do gol.
Aos 15, Juan cobrou falta pela lateral esquerda. A bola quicou no meio da área, ninguém a alcançou, e ela acabou batendo no travessão corinthiano.
O lance que decidiu a partida aconteceu aos 20 minutos. Juan foi lançado na área, Moacir tentou cortar, mas acabou derrubando o lateral flamenguista: pênalti. Adriano, deslocando o goleiro Júlio Cezar, mandou para o gol e abriu o placar.
O Corinthians tentou reagir. Mas, empurrado por quase 70 mil torcedores, o Flamengo segurou o resultado. E ainda teve uma oportunidade aos 33, quando Adriano completou de cabeça, com muita força, um cruzamento da direita. Júlio Cezar, bem colocado e com muito reflexo, fez grande defesa. E a bola ainda bateu no travessão.
Agora, no confronto da volta, o Corinthians joga por uma vitória com dois gols de diferença para se classificar diretamente. Caso vença por 1 a 0, a decisão vai para as cobranças de pênaltis. Vitória por um gol de diferença, com o Flamengo marcando gols, dá a classificação aos cariocas. A decisão acontece na próxima quarta-feira, a partir das 21h50, no Estádio Pacaembu, em São Paulo.