Antes da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, a mensagem que o Corinthians vinha passando era de que seria importante iniciar bem e aproveitar o fato de outros candidatos ao título estarem envolvidos com outras competições. Depois do jogo deste domingo, diante do Grêmio, a equipe de Mano Menezes dá sinais de que pode atingir esse objetivo. Com uma vitória de 2 a 1 sobre o Tricolor Gaúcho, o Alvinegro chegou aos seis pontos e se manteve na ponta da tabela.
Sem poder contar com Ronaldo, poupado em virtude de um incômodo no músculo adutor da coxa, o Timão teve Souza como o camisa 9. Ele jogou ao lado de Dentinho e Jorge Henrique no ataque. No meio, Danilo foi poupado e iniciou no banco. Ralf, Jucilei e Elias formaram o setor.
Mesmo jogando no estádio Olímpico, onde o Grêmio não era derrotado em Brasileiros desde setembro de 2008 e o onde próprio Corinthians não vencia há 11 anos, o alvinegro começou dominando. E logo aos cinco minutos conseguiu abrir o placar. Em cobrança de escanteio da direita de ataque, Dentinho mandou a bola no segundo pau, onde Ralf subiu mais do que Mário Fernandes e mandou de cabeça, no ângulo.
O gol anotado nos primeiros minutos deu tranqüilidade ao Corinthians, que marcava bem e anulava todas as tentativas gremistas de chegar ao ataque. Ao mesmo tempo, o Timão tinha uma boa saída de contra-ataque pela esquerda, com Roberto Carlos.
Em um desses lances, aos 20 minutos, o lateral esquerdo chegou próximo à área e cruzou para Souza. O centro-avante, no entanto, não conseguiu dominar, e a defesa afastou.
A grande chance dos donos da casa no primeiro tempo aconteceu aos 29. Em cruzamento da esquerda, a bola foi desviada no primeiro pau e o atacante Leandro completou de cabeça. O goleiro Felipe defendeu firme, em cima da linha, e impediu o empate.
No segundo tempo, o Grêmio tentou deixar o time mais ofensivo. Douglas foi substituído por Jonas. Mas mesmo com um atacante a mais, o time da casa não conseguia chegar próximo ao gol corinthiano.
Os dois times tentavam criar jogadas, mas não passavam das intermediárias de ataque. Dentinho e Jorge Henrique buscavam abrir o jogo, com subidas pelas pontas. E em um destes lances, surgiu o segundo gol da partida. Aos 19, em novo cruzamento de Dentinho, desta vez com a bola rolando, ela passou por Vitor, Bruno Collaço não conseguiu afastar e Souza aproveitou para empurrar para dentro do gol.
Cerca de 10 minutos depois, o Grêmio conseguiu descontar. Maylson, que entrara no lugar de Hugo, recebeu na direita, invadiu a grande área e chutou no canto esquerdo de Felipe.
Nos minutos restantes, o que se viu foi o Grêmio tentando penetrar na defesa corinthiana, mas sem criar chances de gol. E o resultado final foi o 2 a 1 a favor do Timão, que finaliza a segunda rodada na liderança do Campeonato Brasileiro, com seis pontos em dois jogos.
O próximo compromisso do Corinthians pela competição está marcado para o próximo domingo às 16h, no Estádio Pacaembu. O adversário será o Fluminense, que venceu neste sábado o Atlético Goianiense e ocupa a nona colocação.