Neste domingo, no Pacaembu, o Timão encara o Santos de olho na manutenção da liderança do Campeonato Brasileiro. Em quatro rodadas, a equipe de Mano Menezes acumula três vitórias e um empate e ocupa a ponta da tabela com 10 pontos ganhos. Na última rodada, o alvinegro empatou com o Grêmio Prudente, em 2 a 2.
Mistério é o termo mais repetido nas especulações de formação corinthiana para clássico. O Timão não poderá contar com Ronaldo e Alessandro, que só devem voltar a jogar após o recesso da Copa do Mundo. Ambos se recuperam de lesões.
Na lateral direita o substituto já está definido. Moacir, que já vem sendo o escolhido para a função, permanece. Mas do meio para a frente as opções são variadas.
No treino realizado com portões fechados nesta sexta-feira Mano Menezes testou duas formações diferentes. Mas não informou, durante a coletiva após o trabalho, que opção colocará em campo. “Não vou adiantar a equipe por razões óbvias. Fechamos o treino para manter um certo sigilo sobre isso. Trabalhamos as questões que sempre se trabalha nessa hora e porque não temos todas as decisões finais. Trabalhei uma equipe na primeira parte e outra nos minutos finais. Estamos pensando naquilo que precisamos melhorar”, comentou.
As dúvidas ficam por conta do aproveitamento ou não de Bruno Cezar e da formação do de meio de campo e ataque. No esquema 433, o meia, que estreou na última quarta-feira, poderia atuar ao lado de Ralf e Elias, tendo Dentinho, Souza e Defederico (ou Jorge Henrique) na frente. Já no 442, Jucilei permaneceria no meio. Para a dupla de ataque, as opções seriam Dentinho, Souza, Defederico, Jorge Henrique e Iarley.
Esta será a partida de número 297 da história dos confrontos entre Corinthians e Santos. Nos 296 jogos anteriores, vantagem corinthiana com 119 triunfos sobre o Peixe. O Santos derrotou o Timão 94 vezes e foram 83 empates. O primeiro confronto entre os times aconteceu em 22 de junho de 1913, no Parque Antártica. O Santos venceu por 6 a 3.
Em 2009, Corinthians e Santos disputaram cinco partidas com três vitórias para o Timão, um empate e uma derrota. Neste ano, em confronto único pelo Campeonato Paulista, a vitória foi Santista, por 2 a 1, no dia 28 fevereiro na Vila Belmiro.
O clássico também marca a milésima partida do Timão em Campeonatos Brasileiros. Em 39 participações na competição, o time do Parque São Jorge já somou 416 vitórias, 294 empates e 289 derrotas, com 1324 gols marcados e 1103 gols sofridos.
Salvio Spinola Fagundes Filho será o árbitro do jogo. Ele será auxiliado por Ednilson Corona e Vicente Romano Neto. O quarto árbitro será Luiz Flavio de Oliveira e o observador Marcio Campos Sales. O confronto está marcado para este domingo, às 16h, no estádio Pacaembu.