Neste domingo, o Corinthians recebeu o Santos no Estádio Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa era grande, em função do enfrentamento com aquele que é considerado o time de melhor ataque do Brasil. Mas com uma grande atuação, o Timão conseguiu construir uma goleada, por 4 a 2, com gols de Jorge Henrique, Bruno César, Ralf e Paulinho. A equipe de Mano Menezes chegou aos 13 pontos e manteve a liderança isolada da competição.
O treinador corinthiano manteve o mistério na escalação da equipe até momentos antes do clássico. Sem Alessandro e Ronaldo, as opções de substituições foram amplamente testadas no treinamento da última sexta-feira.
Na lateral, o substituto já estava definido: Moacir. Já para o ataque, as opções eram muitas. Cogitou-se a mudança para o esquema 442, com a escalação inclusive de Iarley na frente. A mudança para a formação com dois atacantes se confirmou, mas a composição do meio para a frente ficou diferente do que se especulou, com Ralf, Elias, Bruno César e Danilo; Jorge Henrique e Dentinho.
Jogando em casa, o Timão buscou o gol desde o início. E logo aos dois minutos Jorge Henrique abriu o placar. Bruno César chutou forte, de fora da área. O goleiro santista, Felipe, não conseguiu segurar e Jorge Henrique aproveitou o rebote para mandar para o fundo da rede.
Em seguida o Santos tentou responder, com um chute de Marquinhos de fora da área, que o goleiro Felipe, do Corinthians, mandou para escanteio.
Aos 15, o Timão teve chance de ampliar. Após cruzamento de Roberto Carlos, Jorge Henrique cabeceou a bola na trave. No rebote, Danilo teve o chute desviado e a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 38min, Arouca serviu André dentro da área. Na conclusão, Felipe defendeu mais uma. No rebote, Neymar mandou para o gol, mas Chicão salvou.
O segundo tempo começou e novamente nos primeiros minutos o placar foi movimentado. Aos sete minutos, Marquinhos lançou André dentro da área. O atacante bateu cruzado e a bola entrou no canto direito do goleiro Felipe.
O 1 a 1 poderia ter sido uma ducha de água fria nas ambições do Corinthians dentro da partida. Mas a reação dos donos da casa veio um minuto depois. Jucilei cruzou para a área. A bola passou por toda a defesa e parou nos pés de Bruno César. O meia finalizou com força para marcar o segundo do Timão.
Confiante, o Corinthians chegou ao terceiro aos 21, depois de muita pressão sobre a defesa santista. Ralf recebeu passe da direita. Com um bonito toque ele conseguiu o drible sobre Madson, entrou na área e bateu cruzado para ampliar: 3 a 1.
Quase no fim da partida, aos 41, o alvinegro do Parque São Jorge ainda teve fôlego para aumentar. Após cruzamento de Roberto Carlos, o volante Paulinho, que entrara no lugar de Bruno César, cabeceou para o gol e fez o 4 a 1.
A torcida corinthiana ainda comemorava quando o Peixe descontou, com um gol de cabeça de Marcel, que deu números finais ao confronto.
Agora, o próximo compromisso do Timão é contra o Internacional. O jogo, válido pela sexta rodada do Brasileirão, acontece nesta quinta-feira, às 21h, novamente no estádio do Pacaembu.