Noticias


Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Minha Copa inesquecível

Mano Menezes fala, em post no seu Blog no Terra, sobre a Copa de 1970.
A primeira Copa da qual me lembro com clareza foi a de 1970, disputada no México. Eu tinha apenas 8 anos de idade. Na vila onde eu morava, no interior do Rio Grande do Sul, existiam poucos aparelhos de televisão, por isso nos reuníamos na casa de um vizinho para assistir aos jogos.

O primeiro jogo foi contra a Checoslováquia: o Brasil venceu de 4 a 1. Isso me marcou porque quando a nossa Seleção sofreu o gol, meu primo comemorou, já que estava torcendo contra. Era criança mas não consegui entender. É incompreensível como alguém consegue torcer contra o seu próprio país. Entendo discordância de opinião, falta de simpatia pelo futebol ou sei lá o que, mas torcer contra já é demais.

Lembro também que a festa da paróquia parou no meio para assistir, em uma minúscula TV, a partida final em que o Brasil venceu a Itália também por 4 a 1, sagrando-se campeão mundial com uma campanha invicta.

A Seleção de 70 iniciou a campanha na Eliminatória dirigida pelo técnico João Saldanha que não chegou no comando até a Copa porque foi demitido e substituído por Zagallo. Naquele tempo, já era assim.

Ambos, na minha opinião, formaram a melhor seleção que tive a oportunidade de ver jogar. Tínhamos grandes jogadores, tática de jogo muito evoluída para a época e todos estavam muito bem preparados fisicamente. Nossa Seleção jogou bem, bonito e foi campeã. Isso é o máximo em futebol.

Dizem que da primeira vez ninguém esquece e talvez este fato possa ter me influenciado bastante. Se você gosta de futebol, mas não pôde vivenciar essa Copa, não perca a chance de assistir alguma reprodução daquele Mundial. Podem conferir: Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gerson e Pelé; Jairzinho, Tostão e Rivellino executaram dentro de um campo de futebol o melhor do melhor.

E para você, qual foi a sua Copa inesquecível? E a melhor seleção?

Para acompanhar o blog do treinador corinthiano, basta acessar: http://manomenezes.blog.terra.com.br