Noticias


Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

A primeira rodada e o Brasil

O técnico Mano Menezes fala sobre os jogos da rodada de abertura da Copa do Mundo
Depois da bonita festa de abertura voltamos nossas atenções para o início dos jogos.

Pela rodada inicial do Grupo A, teremos África do Sul x México e França x Uruguai.

O México tem uma boa seleção com os ótimos atacantes Hernandez, Carlos Vela, Medina e com as opções de Giovani dos Santos e o veterano Blanco. Sua defesa marca adiantada, dificultando muito a movimentação dos adversários, só que tem uma estreia contra os donos da casa, o que, quase sempre é uma “gelada”. Embora a África do Sul seja dirigida pelo nosso Carlos Alberto Parreira, se a arbitragem suportar a pressão da torcida, acredito mais nos mexicanos.

Já para França e Uruguai qualquer análise fica prejudicada pela fraca eliminatória dos franceses e o fato dos uruguaios terem caído muito de produção nas rodadas finais.

A estréia da nossa Seleção será apenas na terça-feira, dia 15, mas todo mundo que encontro me pede a opinião sobre as probabilidades de voltarmos com o título.

Penso que temos uma Seleção forte, bem equilibrada taticamente, experimentada para quase todas as situações. Falo quase todas porque no futebol sempre é possível aparecer algo novo na última hora, mas daí é fatalidade.

Nossa defesa reúne em sua composição de cinco jogadores, três campeões europeus recentes, que são: Júlio Cesar, Lúcio e Maicon. Nosso ataque tem Robinho e Luis Fabiano em ótima fase. E se existe discordância na composição de meio-campo – falo em nomes – é inegável que os escolhidos dão estabilidade para atacar e defender, o que está entre as principais incumbências do setor e ainda temos Kaká.

Tenham certeza que o Brasil jogará na Copa o que vem jogando até aqui e isso é uma garantia de bom desempenho. Ganhar ou perder é do jogo.

Entretanto, está no espírito coletivo, desenvolvido pelo técnico Dunga e assimilado muito bem pelos jogadores, os maiores méritos deste trabalho.
É muito comum nesta hora aflorar os sentimentos de individualismos exagerados, já que no futebol de hoje tudo conspira para isso. Mas até agora parece claro que nossos jogadores entenderam muito bem que a Seleção Brasileira deve estar acima de todos.

A Copa agora vai começar dentro do campo e que mais uma vez o futebol saia vitorioso.

Acompanhe o Blog do Mano em http://manomenezes.blog.terra.com.br