Noticias


Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Alemanha perde jogando bem; que horror Inglaterra

Veja o comentário de Mano Menezes sobre o dia das surpresas na Copa do Mundo.
Embora tenha perdido o jogo por 1 a 0 para a Sérvia, a seleção da Alemanha jogou bem. Iniciou comandando as ações, criou oportunidades e encaminhava bem a solução da partida quando Klose foi expulso. Logo em seguida, sofreu o gol num descuido defensivo anormal para o estilo de marcação utilizada pelos alemães. No segundo tempo, voltou melhor ainda, teve uma penalidade máxima desperdiçada com Podolski, pressionou bastante, mas não empatou. Como sabemos, o futebol alemão não é um futebol de improvisação e a expulsão prejudicou muito o seu sistema e sua estratégia de jogo. Agora, vai para a última rodada precisando vencer.

Que horror, Inglaterra

Questionei na estreia, a capacidade dos ingleses de serem protagonistas nesta Copa. Pelo que vimos hoje, começo a ter certeza que não. A Inglaterra não conseguiu impor-se sobre a Argélia e somente empatou com placar zerado. Faltou quase tudo ao time inglês, mas as dificuldades maiores se encontraram no ataque onde Rooney – visivelmente fora de forma – não está bem e, francamente, não tem companhia para lhe ajudar a resolver os problemas do setor. Ainda pode classificar-se, mas certamente resultados como esse, fazem demorar a aquisição de confiança – tão necessária neste momento da competição. Está sofrendo mais do que o esperado.

A arbitragem está bem

Uma das maiores preocupações para esta Copa era quanto ao nível da arbitragem mundial. Provando claramente que a escolha dos árbitros e a preparação feita foram corretas, estamos assistindo até aqui, arbitragens muito boas, com decisões difíceis sendo tomadas (na maioria das vezes, de forma correta). Inclusive, devo ressaltar a ótima atuação do trio brasileiro, que atuou no jogo entre Inglaterra x EUA.

Igualdade

Passadas algumas partidas, é possível apontar uma igualdade técnica muito grande entre as seleções. Esta paridade vem crescendo a cada edição de Mundial e deve-se muito à globalização do futebol e a uma disseminação maior das informações. Antigamente, precisávamos de dois ou três dias para obter informação de uma partida de futebol realizada em Buenos Aires, por exemplo. Hoje, acompanhamos tudo em tempo real.

Acompanhe o Blog do Mano em http://manomenezes.blog.terra.com.br