Noticias


Mano confirmou neste sábado o \"sim\" para a Seleção Brasileira. Foto: © Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians.

Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira

Depois de receber o convite na sexta-feira à noite, o técnico corinthiano confirma o início do seu trabalho junto à CBF visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O que começou como uma especulação há pelo menos 20 dias, terminou com a confirmação de Mano Menezes como o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Depois de um convite feito pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na sexta-feira à noite, o treinador corinthiano anunciou neste sábado que aceita o desafio e inicia o trabalho já nesta segunda-feira, quando faz a sua primeira convocação, para amistoso agendado diante da Seleção dos Estados Unidos, em 10 de agosto.

Durante a entrevista coletiva em que confirmou o seu “sim” à CBF, Mano afirmou que está muito feliz com a oportunidade e que isso faz parte dos planos de todos os treinadores. “Chego para ser técnico da Seleção com muito orgulho. A maioria dos técnicos do Brasil gostaria de estar no meu lugar e isso dá ideia do quão importante é o cargo. Vim escrevendo uma trajetória que pensava em um dia chegar na Seleção Brasileira. Acho que foi mais rápido do que pensava. Mas tenho por linha não fugir de convites importantes e aceitar novos desafios. Passa-se todo o tempo se preparando par uma situação grandiosa e essa é a mais grandiosa de todas. E isso é motivo de orgulho muito grande”, declarou.

Antes de Mano Menezes, o treinador do Fluminense, Muciry Ramalho chegou a ser convidado pela CBF. Mas questões contratuais com o clube das Laranjeiras impediram o acerto. Sobre o fato de não ter sido o primeiro nome lembrado, Mano se disse orgulhoso de estar entre os cotados. “Me orgulho muito. Devemos ter no futebol brasileiro uns 50 excelentes profissionais. Se sou o segundo, estou bem colocado. E sou segundo do Muricy, que admiro muito como pessoa”, comentou.

Antes de assumir a Seleção Brasileira, porém, Mano ainda comanda o Corinthians neste domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Guarani de Campinas. A partida inicia às 18h30, no estádio Pacaembu, e marca a despedida do comandante alvinegro, que assumiu o Timão em janeiro de 2008, com o desafio de recolocar o clube com a segunda maior torcida do país de volta à Série A do Brasileirão.

Com Chicão e Souza suspensos, Mano ainda pode promover outras mudanças na equipe. Danilo e Ralf deram lugar a Jucilei e Paulinho nos últimos dois trabalhos. A equipe para o confronto com o Bugre, portanto, pode ser esta: Júlio César, Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Jucilei, Paulinho, Elias e Bruno César; Dentinho e Jorge Henrique.

Passado o último compromisso a frente do Corinthians, o treinador já vai iniciar o seu novo trabalho. Nesta segunda-feira, às 16h, em sua primeira coletiva como o comandante da Seleção Brasileira, ele já fará também a sua primeira convocação, com vistas para o amistoso contra a Seleção Americana, em New Jersey.

A tônica desse novo ciclo, que terá o auge em 2014 na Copa do Mundo do Brasil, como vem sendo declarado pela direção da CBF deve ser a renovação.


CBF

A Confederação Brasileira de Futebol publicou nota em seu site, logo após a entrevista coletiva de Mano Menezes.

Veja abaixo a íntegra abaixo:


Mano Menezes aceita o desafio de conquistar o hexacampeonato na Copa do Mundo do Brasil 2014

Técnico assume com o desejo de armar uma Seleção competitiva e com talento próprio do futebol brasileiro

(CBF.com.br) 24/07/2010 11h38

Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira. O profissional, ao aceitar o convite do presidente Ricardo Teixeira feito na conversa que aconteceu ontem à noite - e respondido oficilamente na entrevista coletiva desta manhã - terá a oportunidade de registrar o nome na história dos grandes vencedores se conquistar o feito que sucessivas gerações não poderão testemunhar: ser hexacampeão em uma Copa do Mundo no Brasil.

0 presidente Ricardo Teixeira ficou satisfeito com o teor da conversa, com a coragem e a disposição demonstradas por Mano Menezes em assumir o grande desafio, e com o seu engajamento de fazer a renovação que a Seleção necessita para ter sucesso na Copa do Mundo de 2014.

Mais importante ainda, na opinião de Ricardo Teixeira, foi o desejo manifestado por Mano Menezes em armar a Seleção Brasileira com um estilo competitivo mas que tenha a "cara" do futebol brasileiro, o que pode ser traduzido por um futebol alegre e marcado pelo talento como sonham em ver novamente torcedores e representantes da imprensa.

O presidente Ricardo Teixeira, que recebeu sugestões e sondagens envolvendo nomes de técnicos não só brasileiros como de todo mundo, ficou muito bem impressionado com Mano Menezes.

- Ele mostrou coragem e também orgulho por ter a oportunidade que todo técnico do mundo sonha, que é dirigir a Seleção Brasileira. Tenho a certeza de que realizará um grande trabalho até 2014.

Profundo conhecedor do futebol brasileiro, tendo sido campeão por estadual e da Série B por Grêmio e Corinthians, por este também da Copa do Brasil, Mano Menezes terá na sua trajetória até 2014 a oportunidade de renovar a Seleção e também de prestigiar os jogadores que atuam em clubes brasileiros.

- A Seleção Brasileira, como me disse o novo técnico, voltará a ter uma presença significativa de jogadores que atuam em clubes brasileiros. O Mano Menezes, inegavelmente, é o técnico com capacidade para conduzir esse processo.

Mano Menezes aceitou o convite e a proposta de trabalho feita por Ricardo Teixeira na conversa de ontem. O técnico pediu um tempo para responder oficialmente, o tempo necessário para comunicar também oficialmente a decisão ao presidente do Corinthians, Andres Sanches, e para se despedir dos jogadores, diretores, companheiros de comissão técnica, funcionários e torcedores do clube.

- Passei dois anos e sete meses muito felizes no Corinthians, que ficarão para sempre na minha carreira. Antes de responder oficialmente, precisava me despedir de todos no clube. Agora, estou pronto para encarar o desafio, mas também de realizar o sonho de todo treinador.