Noticias


Mano iniciou nesta segunda-feira o seu trabalho na Seleção Brasileira. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Mãos à obra

Mano Menezes assume a Seleção Brasileira e anuncia a sua primeira convocação para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto.
Passados 24 dias do fim da participação brasileira na última Copa do Mundo, o novo técnico da Seleção Nacional, Mano Menezes, foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Na mesma oportunidade o técnico anunciou a sua primeira lista de convocados, visando o amistoso diante da Seleção dos Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

Antes da convocação, Mano Menezes foi apresentado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que deu as boas vindas ao treinador e garantiu apoio em todos os momentos. “Quero desejar muita sorte e, acima de tudo, todo o apoio que ele terá da presidência da CBF nos bons e maus momentos. Não faz parte da característica da diretoria da CBF fugir das lutas”, comentou o dirigente.

No seu primeiro pronunciamento, Mano agradeceu pela confiança e prometeu um trabalho sério com foco na construção de uma equipe que tenha condições de brigar por vitórias e títulos. “Esperamos todos juntos construir uma seleção capaz de representar nossos sonhos, ambições e desejos. Vai ser árduo, mas tenho certeza que não vai faltar trabalho e disposição”, declarou o técnico.

Tendo como objetivo promover uma renovação gradual em relação ao grupo que vinha sendo a base das convocações até a última Copa do Mundo, Mano montou uma lista com várias novidades. Houve também o cuidado de evitar a convocação de atletas que ainda estão em estágios iniciais de preparação para a temporada Européia.

O grupo que enfrenta a Seleção Americana vai contar com apenas quatro atletas que estiveram na Copa da África do Sul. São eles Daniel Alves, Thiago Silva, Robinho e Ramires. Mas isso não quer dizer que os demais jogadores que estiveram na competição estejam fora dos planos. “Nós não temos restrição à convocação de ninguém, nem mesmo aos jogadores que estiveram na Copa do Mundo. E temos quatro deles convocados aqui”, afirmou.

O foco do trabalho está em uma renovação gradual, que vai acontecer visando também os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. “Pensamos em um início de uma renovação. E dentro dessa renovação, vocês sabem que o trabalho tem o objetivo não só para a Copa de 2014, mas também para a Olimpíada de Londres. Nessa convocação nós colocamos sete jogadores com idades que permitem a eles disputarem os Jogos Olímpicos de 2012”, ponderou.

Entre os convocados, dois estão envolvidos nas semifinais da Copa Libertadores da América. Sandro, pelo Internacional, e Hernanes, pelo São Paulo, começam a luta pela classificação à final da competição nesta quarta-feira. E Mano Menezes adiantou que aquele que se classificar para a decisão, com jogos marcados para 11 e 18 de agosto, será dispensado. Mas alertou que se trata de uma situação especial, em função de o compromisso da Seleção ser em um amistoso. “É nesse caso específico que vai se liberar. É bom deixar claro desde o início, pra que depois o pedido não apareça na hora errada”, alertou.

A apresentação dos convocados deve acontecer entre os dias 07 e 08 de agosto. Maiores detalhes ainda serão divulgados pela CBF.

A Lista de Convocados

Goleiros

Jeferson (Botafogo), Renan (Avaí) e Vítor (Grêmio).

Zagueiros

David Luís (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético MG) e Thiago Silva (Milan).

Laterais

André Santos (Fenerbace), Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).

Meias

Carlos Eduardo (Hoffenheim), Ederson (Lyon), Hernanes (São Paulo), Jucilei (Corinthians), Lucas (Liverpool), Paulo Henrique Ganso (Santos), Ramires (Benfica) e Sandro (Internacional).

Atacantes

Alexandre Pato (Milan), André (Santos), Diego Tardeli (Atlético MG), Neymar (Santos) e Robinho (Santos).