Noticias


Foto: Mowa Press

Em 2010, mais alguns degraus

O ano chega ao fim, e o balanço do técnico Mano Menezes inclui mais um grande desafio assumido.
Vida de técnico não é fácil. Pode ser comparada a uma gangorra, cheia de altos e baixos, ou a uma montanha a ser escalada ou, ainda, na melhor das hipóteses, a uma escada com muitos degraus a subir.

Tem muito trabalho pesado. Como é o caso do técnico Mano Menezes. Desde que começou a carreira no futebol, primeiro como zagueiro, depois como treinador ele enfrentou inúmeras situações. Levou times de orçamentos modestos, como os gaúchos Guarani de Venâncio Aires e XV de Novembro de Campo Bom, a grandes conquistas. E ajudou a reerguer grandes, como Grêmio e Corinthians, de momentos difíceis.

Para tarefas nada fáceis, o gaúcho conta com a paciência de saber esperar a hora certa, de acreditar e de não desistir. De persistir. Soma-se a isso a coragem, muita coragem para encarar os desafios da subida.

Foi com esta receita que, em 2010, Mano Menezes subiu um pouco mais alto na sua carreira. Saiu do Corinthians para ser o novo técnico da Seleção Brasileira, com a missão de formar uma equipe renovada e capaz de lutar pela Medalha de Ouro Olímpica, em Londres, em 2012, e pela Copa do Mundo, no Brasil em 2014.

Acompanhe abaixo um apanhado dos principais momento da temporada 2010, dentro do trabalho de Mano.

JANEIRO – No ano do centenário, a temporada no Timão começou com a chegada de reforços importantes, como Roberto Carlos, Iarley, Ralf e Tcheco. A pré-temporada antes da estreia no Campeonato Paulista e na Libertadores foi em Itu. O Corinthians começou o estadual com um empate com o Monte Azul. Depois disso, embalou com nove rodadas invicto.

FEVEREIRO – A partida mais aguardada do Timão aconteceu em fevereiro. A estreia na Libertadores foi com casa cheia e vitória de virada sobre o Racing do Uruguai.

MARÇO – O Timão seguiu a campanha no Campeonato Paulista no G4. Pela Libertadores, empatou com o Independiente de Medelín e venceu o Cerro Porteño no Paraguai, com os resultados, manteve-se na liderança do seu grupo na competição.

ABRIL – Ainda disputando a fase de grupos da Libertadores, o Timão venceu o Cerro Porteño. Mais tarde, com uma vitória sobre o Racing, em Montevidéu, garantiu a classificação antecipada às oitavas de final da competição sul-americana. No último jogo da fase de grupos, ainda venceu a partida de volta contra o Independiente. Por outro lado, se despediu do Campeonato Paulista. Mesmo vencendo o último jogo por 5 a 1, o resultado não foi suficiente para avançar às semifinais da competição. Já no fim do mês, enfrentou o Flamengo pelas oitavas de final da Libertadores e perdeu o primeiro jogo, no Maracanã, por 1 a 0.

MAIO – Logo no início do mês, mesmo vencendo o Flamengo no Pacaembu, por 2 a 1, o Corinthians deixou a Libertadores nas oitavas de final, em razão do placar desfavorável de 1 a 0 no primeiro jogo, no Maracanã. Fora da Libertadores, o foco do alvinegro, no ano do centenário, passou a ser o Campeonato Brasileiro, que começou com uma vitória sobre o Atlético/PR. No mesmo mês, Mano assinou a renovação com o Corinthians até 2011.

JUNHO – Com a parada no Campeonato Brasileiro em razão da Copa do Mundo, o Corinthians viajou a Águas de Lindóia, no interior paulista, para uma inter-temporada. O alvinegro encerrou a fase “pré-copa” do Brasileiro invicto e na liderança.

JULHO – Depois de nove rodadas invicto no Brasileiro, em julho, o Corinthians sofreu a primeira derrota na competição. Ainda no mês de julho, Mano Menezes viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Comandou o Corinthians pela última vez no Brasileiro e deixou o time para assumir o comando da Seleção Brasileira. No mesmo dia em que foi apresentado como técnico, fez sua primeira convocação à frente da seleção canarinho.

AGOSTO – O mês marcou a estreia de Mano no comando da Seleção. O time venceu seu primeiro amistoso, contra os Estados Unidos. Ainda no fim do mês, foi divulgada a segunda lista de convocados do técnico.

SETEMBRO – Sob o comando de Mano Menezes a Seleção Brasileira se reuniu na Europa para um período de treinos, que encerrou com um jogo contra o time B do Barcelona e mais uma vitória.

OUTUBRO – Em outubro, a Seleção disputou mais dois amistosos sob o comando de Mano Menezes. No primeiro, em Abu Dhabi, venceu o Irã por 3 a 0. Contra a Ucrânia, dessa vez na Inglaterra, vitória por 2 a 0. Depois dos jogos, o comandante seguiu na Europa, onde visitou clubes e conversou com jogadores, preparando a lista de convocados, que saiu no fim do mês, com os jogadores que enfrentariam a Argentina.

NOVEMBRO – O mês marcou o primeiro confronto da seleção de Mano Menezes com a Argentina. Marcou também o primeiro revés do time depois de uma sequência de três vitórias.


Em 2011, novos desafios

O próximo ano será marcado por novos desafios para Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira. O primeiro é o amistoso que acontece no dia 09 de fevereiro, contra a Seleção da França em Paris. Mas as atenções estão voltadas para duas competições oficiais.

A primeira é o Sul-Americano Sub-20, em janeiro de 2011, no Peru. Apesar de não comandar a Seleção Brasileira dessa categoria (Ney Franco é o técnico), Mano observará de perto o desempenho da equipe nacional. Afinal, campeão e vice garantirão vagas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Já a segunda é a Copa América, em julho, na Argentina. A primeira competição oficial da Seleção treinada por Mano será o grande teste de 2011.

E o treinador já está estudando a estrutura que será usada na competição. Na última quarta-feira, dia 01 de dezembro, ele visitou instalações nas cidades de La Plata e Buenos Aires, acompanhado do preparador físico Carlinhos Neves e do administrador da seleção Guilherme Ribeiro. A estréia brasileira na competição acontece no dia 03 de julho, em La Plata, diante da Venezuela.