Noticias


Brasil foi superior à Bolívia, mas cedeu o empate no segundo tempo. Foto: Mowa Press.

Brasil empata, mas se classifica

Mesmo deixando de manter os 100% de aproveitamento no Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira conseguiu a classificação antecipada para a próxima fase.
A Bolívia não tinha as credenciais da Colômbia ou do Paraguai, adversários nas duas primeiras rodadas. E o domínio do jogo imposto pela Seleção Brasileira foi até maior do que nos outros dois compromissos. Mas a superioridade “canarinha” não foi traduzida em gols. E em um lance isolado, no segundo tempo, o Brasil acabou sofrendo o empate. Mesmo assim, com o ponto conquistado contra os bolivianos, os comandados de Ney Franco conseguiram a classificação para a próxima fase.

O Brasil entrou em campo contando com os retornos de Zé Eduardo e Henrique, que cumpriram suspensões na rodada anterior. Também teve Lucas, que era dúvida até momentos antes da partida, em função de uma lesão sofrida no confronto com a Colômbia.

Logo nos primeiros minutos já ficou claro que o confronto seria praticamente em um só lado do campo. O Brasil pressionava, marcava no campo de ataque e criava boas chances de gol. Mas as oportunidades não se convertiam em vantagem no placar.

Aos 19 minutos, Alex Sandro cruzou para a área. A bola passou por Neymar e chegou a Henrique, que completou à direita do gol boliviano. Já aos 23, Casemiro invadiu a área pela direita de ataque e chutou cruzado, acertando a trave.

Aos 31, Willian fez boa jogada individual e chutou forte, a queima roupa. O goleiro boliviano ainda conseguiu tocar na bola antes que ela explodisse na trave. O gol brasileiro saiu aos 40. Danilo cruzou da direita para Henrique que chutou de primeira e venceu o goleiro Cárdenas.

O domínio brasileiro se manteve no segundo tempo. E as chances de gol desperdiçadas se repetiram. Aos 3 minutos, Neymar passou por três defensores e chutou cruzado, à esquerda do gol. Aos 13, em cobrança de falta, novamente o atacante santista assustou. Ele chutou sobre a barreira e obrigou o goleiro boliviano a fazer boa defesa.

Aos 21, a Bolívia teve a sua primeira boa chance. Borda cruzou da esquerda e Chumacero finalizou de primeira. O goleiro Grabriel impediu o gol com uma bela defesa.

Aos 30, em nova chance brasileira, Neymar cobrou falta para dentro da área. Juan se antecipou e, de cabeça, mandou a bola na trave

Aos 33 veio o empate. Em um dos poucos lances em que a Bolívia levou perigo, Darwin Rios se aproveitou de um escorregão de Bruno Uvini, invadiu a área brasileira e tocou na saída de Gabriel.

O Brasil ainda teve algumas boas chances de desempatar, como aos 40, quando Diego Maurício recebeu de Neymar, chutou forte e mandou mais uma bola na trave boliviana. Mas o empate persistiu até o final.

Mesmo perdendo os 100% de aproveitamento na competição, o Brasil garantiu a passagem à próxima fase, quando seis equipes se enfrentam entre si para definir o título, os quatro classificados para o Mundial da categoria e os dois países que vão para os jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

O próximo compromisso brasileiro na competição está marcado para a madrugada de terça para quarta-feira. Às 0h10 (horário de Brasília), a Seleção enfrenta o Equador. A tendência é que os jogadores “pendurados” com cartões amarelos sejam poupados, já que eles serão zerados para a próxima fase.