O Brasil já havia enfrentado dificuldades diante da Colômbia na primeira fase do Sul-Americano Sub-20. Na ocasião, a vitória foi conquistada depois de muito equilíbrio e somente no segundo tempo. E o cenário não foi diferente no confronto da madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) em Arequipa. Com um gol logo no início do jogo e outro já no final do segundo tempo, a Seleção Brasileira chegou à vitória, mas não sem passar por alguns sustos.
Logo no primeiro ataque o Brasil conseguiu abrir o placar. Alex Sandro recebeu a cobrança de escanteio à esquerda da área colombiana e cruzou. Casemiro apareceu no segundo pau e mandou de cabeça para as redes.
Apesar de sair em vantagem, a Seleção no teve vida fácil. A Colômbia tentava pressionar e chegava com perigo em alguns lances. Em um deles, aos 20, Escobar chutou na canto esquerdo de Gabriel, que conseguiu fazer uma boa defesa. Mas o Brasil também construía as suas oportunidades. Aos 23, Oscar arriscou o chute de fora da área e Mosquera se esticou todo para impedir o 2 a 0.
No segundo tempo, com a Colômbia tentando o empate de maneira mais efetiva, o Brasil encontrou mais espaços para contra-atacar. Aos 15, Neymar avançou pelo meio e chutou de fora da área. O goleiro colombiano mandou para escanteio. Aos 26, novamente Neymar, entrou na área a dribles, bateu cruzado e acertou a trave. No rebote, Oscar chutou para fora.
A Colômbia aumentou a pressão a partir dos 30 e chegou a ter uma boa chance após uma seqüência de dois escanteios, quando Mendoza aproveitou a sobra e chutou rasteiro, rente à trave esquerda defendida por Gabriel. As jogadas com bolas levantadas na área Brasileira se repetiam e levavam perigo.
Mas quando o adversário atravessava o seu melhor momento, a Seleção Brasileira conseguiu encaixar um bom contra-ataque. Eram 43 minutos e Diego Maurício recebeu dentro da área, driblou o goleiro e decretou o 2 a 0 no placar.
Com a vitória, o Brasil chegou aos seis pontos na tabela e se isolou na liderança do Hexagonal Final da competição. Em seguida estão Uruguai e Equador, com quatro. A Argentina aparece em quarto lugar, com três pontos, após vencer o Chile (último colocado, ao lado da Colômbia, com zero) por 3 a 2.
É a Argentina, aliás, o próximo adversário brasileiro no Sul-Americano. O confronto está marcado para este domingo, às 23h10 (horário de Brasília), em Arequipa.