A Seleção Brasileira Sub-17 estreou no hexagonal final do Sul-Americano nesta segunda-feira, contra o Uruguai, no Estádio La Cocha, em Latacunga, no Equador. Jogando numa altitude de 2.759 metros, o clássico apresentou rivalidade e garra tradicionais do futebol sul-americano. Apesar do esforço das duas equipes, a partida terminou em 0 a 0.
O grupo do Uruguai se mostrou retrancado grande parte do tempo, o que dificultou a chegada da Seleção. O Brasil ficou desfalcado de um jogador logo no começo da segunda etapa, aos 19 minutos. Após cometer falta dura no uruguaio Mascia, o zagueiro Josué recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Mesmo assim, a Seleção tentou resolver o jogo na individualidade e conseguiu segurar o empate.
A primeira rodada do hexagonal termina com a Argentina na liderança, após vencer o Paraguai por 1 a 0. Assim como Brasil e Uruguai, Equador e Colômbia também terminaram a partida no 0 a 0. A Seleção Brasileira Sub-17 volta a campo dia 31, quinta-feira, às 22h10 (hora de Brasília), para enfrentar a Colômbia, em Quito. Os quatro melhores da competição se classificam para o Mundial da categoria e para os Jogos Pan-Americanos, ambos no México, no segundo semestre de 2011.