Em sua penúltima partida no Campeonato Sul-Americano Sub-17, o grupo comandado por Emerson Ávilla derrotou o único país a vencer o Brasil na competição. A vitória por 3 a 1 sobre os paraguaios na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, deixa os brasileiros na liderança isolada na última rodada da competição.
Pressionando desde o começo da partida, aos 15 minutos, após Adryan puxar um contra-ataque e passar a bola para Léo, Lucas Piazon deixou Guilherme na cara do gol. Com um toque na saída do goleiro Bogado, o meia abriu o placar para os brasileiros. Mesmo com o gol sofrido aos 30 minutos numa bola aérea vinda de cobrança de escanteio e convertida por Mareco, a Seleção Brasileira manteve uma eficiente marcação e dificultou a chegada dos paraguaios na área.
Assim como na primeira fase, o Brasil voltou para o segundo tempo mantendo a posse de bola e dominando as jogadas. O resultado veio aos 12 minutos com uma belo chute cruzado de Cláudio Wink, que o goleiro paraguaio não conseguiu segurar. Aos 42, Lucas Piazou arriscou de longe, sem chance para o arqueiro adversário, e selou a vitória da equipe canarinho.
O time brasileiro soma dez pontos no hexagonal final, seguido por Uruguai, com oito. A Argentina, próximo adversário do Brasil, aparece com sete pontos, enquanto o Equador, quarto colocado, soma cinco. Estas quatro seleções estão classificadas para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos da categoria, que serão realizados este ano no México.
A participação da Seleção na competição se encerra no próximo sábado, com um clássico do futebol sul-americano. Os garotos do Brasil entram em campo para enfrentar os hermanos em busca do décimo título da competição.