A final do campeonato Sul-Americano Sub-17 foi marcada por um dos maiores clássicos do futebol mundial: Brasil e Argentina. Na noite deste sábado, o Estádio Casablanca, em Quito, foi palco da conquista do décimo título da Seleção Brasileira Sub-17, com a vitória de 3 a 2 sobre seus arquirrivais.
Com a melhor campanha da competição até então, os brasileiros entraram em campo com a vantagem de poder perder com um gol de diferença. Apesar disso, o Brasil marcou forte, fez grandes jogadas pelas laterais e manteve constante pressão sobre a Argentina, coroando esta partida como a melhor do campeonato. Abaixo de chuva, aos 28 minutos, Léo marcou de cabeça o primeiro gol da Seleção ao receber cruzamento de Adryan.
Dois minutos depois de o Brasil abrir o placar, Eduardo Baez empatou para a Argentina. Em uma resposta imediata, aos 32, Guilherme recebeu o passe na área, matou no peito de costas para o gol e, dominando a bola no ar, encobriu o goleiro argentino com um chute garantindo o 2 a 1. No minuto final da primeira etapa, Léo ainda deu um susto na zaga adversária que conseguiu evitar o gol em cima da linha.
Assim como no primeiro tempo, os meninos brasileiros dominaram a segunda etapa da partida. Com um gol de cabeça aos 32, Matheus ampliou a vantagem brasileira. Seguindo a sequência inicial do jogo, três minutos depois a Argentina descontou com um gol de Fernando Andrada, o que não foi suficiente para tirar o título do Brasil.
Em 14 edições do Sul-Americano Sub-17, este foi o décimo título da Seleção Brasileira, que ainda foi vice-campeã três vezes na competição. Os uruguaios ficaram com o vice, os argentinos com a terceira colocação seguidos dos equatorianos. O próximo torneio a ser disputado pela Sub-17 será o Mundial e os jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nos segundos semestre deste ano.
O técnico Emerson Ávilla escalou o Brasil para a final com Charles (Cruzeiro), Wallace (Fluminense), Matheus (Grêmio), Marquinhos (Corinthians) e Emerson (Santos); Marlon Bica (Inter-RS), Misael (Grêmio), Guilherme (Vasco), Adryan (Flamengo) e Lucas Piazon (São Paulo / Chelsea); Léo (Cruzeiro).