Treinando em solo argentino há pouco mais de uma semana, o comandante da Seleção Brasileira, Mano Menezes, acredita que a equipe está preparada para enfrentar o frio na barriga na estreia da Copa América. A primeira partida dos brasileiros será amanhã, dia três, contra a Venezuela, no Estádio Ciudad de La Plata, na cidade de La Plata. No grupo B, o Brasil ainda enfrenta em Córdoba o Paraguai, no dia nove, e o Equador, dia 13.
A preparação para a Copa América começou no dia 20 de junho, quando os jogadores convocados se apresentaram no Rio de Janeiro. Após bateria de exames médicos, atletas e comissão técnica chegaram na Argentina no dia 21. Concentrados no Hotel Sofitel La Reserva Cardales, na cidade de Campana, a cerca de 60km de Buenos Aires, o grupo realizou todos seus treinos físicos e táticos no próprio local.
Com a rotina de treinamento geralmente em dois turnos, os atletas dividiram suas atividades entre o campo e exercícios para trabalhar a força na academia. Sempre acompanhado dos preparadores físicos Carlinhos Neves e Fábio Mahseredjian, Mano Menezes comandou treinos técnicos-táticos, coletivos e atividades de repetição com bola parada, em ações ofensivas e defensivas, posse de bola e visão periférica.
Em todos os treinamentos o técnico da Seleção sempre deixou claro que, independentemente da escalação, é o esquema tático, de imposição do estilo de jogo e da prioridade de ataque o modo como ele quer que a equipe entre em campo.
Ao aderir ao esquema ofensivo com três homens na frente, o técnico do Brasil diz que essa é uma tendência do futebol. “É tendência mundial utilizar essa tática e o Brasil tem plenas condições de realizar este esquema com sucesso”, afirmou Mano. A Seleção vai entrar em campo no domingo com mais armação de meio, tendo Ganso como peça-chave para realizar essa ponte dentro do grupo.
Na formação dos times durante os últimos coletivos, Mano repetiu os grupos para realizar as atividades. “Estamos em busca do entrosamento, aproveitando a oportunidade para repetir o time. Nos treinos da próxima semana, poderemos fazer algumas mudanças em meio à atividade para testarmos algumas alternativas”, disse o treinador.
O treinador, que vai em busca do título em sua primeira competição oficial frente à Seleção Brasileira, definiu a equipe que vai entrar em campo contra a Venezuela neste domingo, a partir das 16h, com os seguintes atletas: Julio Cesar, Daniel Alves, Lucio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Ganso; Robinho, Alexandre Pato e Neymar.