A Seleção Brasileira deu show dentro de campo na noite desta quarta-feira no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. Na última partida na fase de grupos, o Brasil venceu o Equador por 4 a 2 e garantiu a liderança no Grupo B e a classificação para as quartas-de-final da Copa América.
Desde o apito inicial do juiz a Seleção dominou a posse de bola num jogo repleto de fortes emoções. Na partida em que Mano optou pela volta de Robinho no lugar de Jadson, os brasileiros ganharam velocidade nas jogadas e abusaram do talento nas jogadas ensaiadas e nas arrancadas pela lateral-direita, com a substituição de Daniel Alves por Maicon.
Atuando a maior parte do tempo na área adversária, o Brasil deu um susto na defesa equatoriana logo no segundo minuto de jogo, com um chute de Neymar que o goleiro adversário espalmou. Até o primeiro gol, foram mais 26 minutos de partida, quando o lateral-esquerdo André Santos cruzou para Pato, que entrou na área e, de cabeça, balançou as redes. O empate em 1 a 1 aconteceu em seguida, com o chute de Felipe Caicedo que surpreendeu o goleiro brasileiro Julio César.
Assim como na primeira etapa, a Seleção voltou do intervalo motivada e com todo o gás. Nos primeiros minutos, quem esteve no Mario Kempes acompanhou de perto fortes emoções. Aos quatro minutos, Ganso lançou para Neymar que, num rebote do goleiro equatoriano, aproveitou e empurrou para as redes. Em dez minutos, os equatorianos buscaram o empate e alcançaram o 2 a 2 com Caicedo, mais uma vez.
Sem dar chance de respirar, aos 15 minutos, dois minutos após o empate, o torcedor pode vibrar com o contra-ataque brasileiro que começou com Ganso no meio-campo e passou por Neymar que, pela direita, bateu cruzado. O goleiro do Equador bem que tentou a defesa, mas Pato conseguiu pegar o rebote e marcar o terceiro gol da Seleção.
A goleada brasileira terminou com mais um gol de Neymar, após boa jogada de Maicon, uma das apostas de Mano para esta partida e um dos jogadores com melhor atuação dentro de campo. Aos 26, o lateral cruzou e o atacante do Santo novamente balançou a rede, garantindo a vitória brasileira.
Com o resultado da partida, a Seleção garantiu a classificação para as quartas-de-final da Copa América e o primeiro lugar do Grupo B. O próximo jogo será contra o Paraguai, no domingo, 17, em La Plata, no mesmo estádio em que o Brasil disputou a primeira partida do torneio.
Mano escalou os seguintes jogadores para a partida contra o Equador: Julio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Elias); Robinho, Neymar (Lucas) e Alexandre Pato.