Na madrugada de sábado para domingo, o Estádio El Campín, em Bogota, Colômbia, foi palco de mais uma conquista da Seleção Brasileira Sub-20. A equipe treinada por Ney Franco entrou em campo para a disputa da final do Mundial contra os portugueses e saiu com a vitória por 3x2, após jogo suado e disputado até a prorrogação. Sob os olhos atentos de 36 mil torcedores, o atacante Oscar foi o destaque da partida com 3 gols.
Dispostos a esquecer a derrota brasileira para Portugal na final da mesma competição em 1991, os garotos do Brasil partiram pra cima desde o apito inicial. Logo aos 5 minutos, em cobrança de falta sofrida por Casemiro, Oscar bateu e o até então invicto goleiro português Mika, não conseguiu defender a bola.
Portugal não demorou a reagir e, aos 9 minutos, Nelson Oliveira fez belo passe para Alex empatar o jogo. Aos 14 da segunda etapa, o mesmo Nelson Oliveira marcou mais um. Com uma boa jogada de velocidade pelo lado direito do campo o jogador virou o jogo para os lusos. Mas aos 33, após finalização de Dudu, o goleiro Mika soltou a bola para o meio da área e Oscar apareceu novamente mandando a bola direto para o gol, decretando assim, o resultado final no tempo normal de jogo.
Com o empate, veio a prorrogação e, novamente, brilhou a qualidade individual dos jogadores brasileiros. A Seleção, que mostrou uma melhor condição física e se aproveitou do cansaço da equipe adversária, marcou o terceiro gol aos 6 minutos do segundo tempo. Mais uma vez foi através dos pés de Oscar, que aliou qualidade a uma boa dose de sorte para acertar um belo arremate, encobrindo o goleiro Mika e selando a vitória e o título para o Brasil.
Ao final da partida, durante a premiação, o atacante brasileiro Henrique ainda foi coroado com a Bola de Ouro, por ter sido escolhido o melhor jogador do torneio, além da Chuteira de Ouro como artilheiro da competição. Na trajetória do título do Mundial Sub-20, a equipe de Ney Franco empatou com o Egito (1x1) e derrotou Áustria (3x0) e Panamá (4x0) na primeira fase. Nas oitavas de final, venceu a Arábia Saudita por 3x0, nas quartas de final a Espanha (4x2 nos pênaltis, após 1x1 no tempo normal e 2x2 na prorrogação) e na semi final, vitória por 2x0 sobre o México.