Após a Seleção vencer Gana por 1 a 0 em amistoso disputado na segunda-feira, Mano Menezes divulgou a lista dos 24 convocados que encaram a Argentina na primeira partida do Superclássico das Américas, dia 14, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. Entre os nomes, aparecem dez novatos na equipe brasileira.
Diferente dos outros jogos, o Superclássico das Américas tem o propósito de colocar em campo apenas jogadores que atuam em clubes que disputam os campeonatos nacionais dos dois países. Entre os nomes chamados para próxima partida, aparecem alguns dos atletas que conquistaram o mundial Sub-20 no último mês. A opção por nove jogadores com idade olímpica é reflexo do trabalho de renovação que Mano vem desenvolvendo dentro da Seleção desde que assumiu o posto.
Tendo como aliados Ney Franco e as categorias de base, o técnico acredita que a parceria tem dado certo. “Continuamos pensando lá na frente, queremos colocar os atletas que passaram pela Seleção Sub-20. Num primeiro momento trouxemos Neymar e Lucas, depois o Danilo, de forma isolada, e agora mais jogadores que fizeram parte do título mundial da categoria. Temos nessa lista nove jogadores com idade olímpica para que a gente mantenha aquela mesma ideia de coerência do trabalho.”, declarou o técnico.
Entre os estreantes com a camisa verde e amarela, aparecem Mário Fernandes (Grêmio), Oscar (Internacional), Rafael (Santos), Rhodolfo (São Paulo), Casemiro (São Paulo), Cícero (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Bruno Cortês (Botafogo), Rômulo (Vasco) e Renato Abreu (Flamengo). Os atletas que já defenderam a equipe em outras oportunidades e foram chamados novamente são Kleber, lateral-esquerdo do Internacional, e o zagueiro Henrique, do Palmeiras.
A Seleção embarca para a Argentina no próximo domingo para o primeiro dos dois jogos que disputará contra os hermanos neste mês. Para a segunda partida, que acontece dia 28, no Estádio Mangueirão, em Belém, o técnico Mano Menezes fará uma nova convocação. Os dois confrontos são válidos pelo Superclássico das Américas e a equipe campeã irá receber o troféu Nicolás Leoz, uma homenagem ao paraguaio presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Abaixo, a lista dos atletas convocados:
Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Rafael (Santos)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)
Zagueiros
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Henrique (Palmeiras)
Volantes
Casemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Meias
Cícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato Abreu (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacantes
Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)