A primeira convocação da Seleção neste ano ocorreu na manhã desta quinta-feira, durante a coletiva de imprensa feita por Mano Menezes no Hotel Sheraton São Conrado, no Rio de Janeiro. O técnico da Seleção divulgou a lista dos 23 jogadores que embarcam para a Suíça no dia 25 de fevereiro, para enfrentar a Bósnia três dias depois, em St. Gallen. A partida abre a temporada de amistosos 2012 e a fase de preparação do grupo que disputa os Jogos Olímpicos de Londres, em julho.
Com a cabeça focada na competição conhecida por ser a maior celebração do esporte no planeta, o treinador brasileiro chamou oito jogadores com idade olímpica. Dando continuidade ao projeto que mescla jogadores experientes com os mais novos, aparecem na lista Ronaldinho Gaúcho, Julio Cesar, Daniel Alves e as voltas de Leandro Damião e do goleiro do Santos, Rafael.
Questionado sobre o grande número de atletas com mais de 23 anos, Mano deixou claro que a Seleção para a competição de julho será decidida mais para frente. “A convocação para as Olimpíadas sai mais adiante, não vamos nos precipitar por enquanto. Vamos focar no final de maio e junho, nos jogos que vamos fazer nos Estados Unidos”, disse.
Sobre o próximo adversário, o técnico acredita que a dificuldade vai ser a mesma encontrada em outros jogos. “Não vamos ter tempo para treinar nessa passagem, vamos ter um único treinamento, que é o da véspera, e costumeiramente temos feito dois. Mas a Bósnia é um adversário qualificado, tem jogadores de qualidade e a gente espera um jogo dentro dos padrões de dificuldade. O time será praticamente o mesmo que entrou em campo contra o México, podendo apresentar uma pequena modificação do meio para frente”, explica o treinador.
A lista dos convocados para a partida contra a Bósnia é a seguinte:
Goleiros:
Diego Alves (Valencia-ESP)
Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Rafael (Santos)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Adriano (Barcelona-ESP)
Alexsandro (Porto-POR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Zagueiros:
David Luiz (Chelsea-ING)
Dedé (Vasco da Gama)
Luizão (Benfica)
Thiago Silva (Milan-ITA)
Volantes:
Arouca (Santos)
Elias (Sporting-POR)
Hernanes (Lazio-ITA)
Sandro (Tottenham-ING)
Meias:
Fernandinho (Shakhtar Donetsk-UCR)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ronaldinho (Flamengo)
Atacantes:
Hulk (Porto-POR)
Jonas (Valencia-ESP)
Leandro Damião (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Neymar (Santos)