Com o termômetro apontando temperatura muito baixa, marcação forte e com o domínio da posse de bola - cerca de 63% - a Seleção Brasileira estreou com vitória a temporada 2012. A primeira partida do calendário da equipe de Mano Menezes aconteceu na tarde desta terça-feira, contra a Bósnia Herzegovina, em St. Gallen, na Suiça.
Nem bem os jogadores aqueceram dentro do gramado e Marcelo já abriu o placar para a Seleção Brasileira aos três minutos e trinta segundos. Depois de uma jogada que começou confusa com a participação de Neymar e Hernanes, Daniel Alves percebeu a movimentação do lateral esquerdo, que recebe bom passe e bateu sem chance para o goleiro adversário.
O que os atletas não esperavam era a rápida resposta vinda da Bósnia. Com o cronômetro apontando 12 minutos de partida, o primeiro ataque feito pelos adversários resultou no gol de empate convertido por Vedad Ibišević.
Sempre valorizando a posse de bola e os toques, a partir daí o jogo ficou pegado, mais equilibrado. Em uma das chegadas na grande área, Leandro Damião ficou cara-a-cara com o arqueiro, dominou e chutou, para a defesa de Asmir Begovic. Na sobra, Hernanes tentou, mas perdeu a chance de ampliar o placar.
Pressionando muito, Damião tentou novamente balançar a rede, mas sem sucesso. Na sequência, Daniel Alves arriscou de longe e a bola bateu no chão antes de chegar às mãos de Begovic. A Bósnia tentou contra-ataques e jogadas do meio de campo, mas a equipe brasileira continuou dominando a partida. O primeiro tempo terminou com uma ótima defesa de Julio César num chute de Miralem Pjanic.
Para a etapa complementar, as duas equipes voltaram sem alterações na escalação. Trocando passes com facilidade e a tradicional ginga brasileira, Ronaldinho Gaúcho achou Neymar na entrada da área. O camisa 11 arriscou de longe, mas a bola acabou nas mãos do goleiro. Com onze minutos, Mano chamou Elias para o lugar de Sandro. Logo depois, Ganso substituiu Ronaldinho e Hulk entrou na posição de Hernanes.
Aos 28, Neymar chegou sozinho, e fez linda jogada, driblando a marcação, e chutou colocado para a defesa de Begovic. Dificultando a movimentação brasileira na grande área, todo o time da Bósnia ficou durante algum tempo na marcação, possibilitando apenas a troca de passes da Seleção no meio de campo.
Edin Dzeko recebeu de Zvjezdan Misimovic e tentou chegar pela lateral, mas perdeu a jogada para Thiago Silva. A última chance brasileira para ampliar o placar e carimbar a primeira vitória em 2012 aconteceu aos 44 minutos. Acompanhado pelos olhares atentos do técnico e de todo banco, Hulk fez grande jogada pela esquerda e chutou forte, a bola bateu no zagueiro adversário e terminou no fundo da rede para garantir a vitória por 2 a 1.
A Seleção Brasileira entrou em campo com a seguinte escalação: Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, e Marcelo; Sandro (Elias), Fernandinho, e Hernanes (Hulk); Ronaldinho (Paulo Henrique Ganso), Neymar (Jonas) e Leandro Damião (Lucas).