Acabou a expectativa! Na tarde desta quinta-feira, o técnico Mano Menezes divulgou o nome dos 18 jogadores que irão defender a camisa verde e amarela nas Olimpíadas de Londres, que começam oficialmente no próximo dia 27. Ao lado do presidente da CBF, José Maria Marin, do diretor de Seleções, Andrés Sanchez, dos ex-jogadores Romário e Bebeto e do presidente da Federação Catarinense, Delfim de Pádua Peixoto, que será o chefe da delegação masculina do Brasil, o treinador leu a lista da equipe que busca o inédito ouro olímpico.
Com a formação dos grupos de futebol masculino sendo de jogadores com idade sub-23, o regulamento permite que três atletas possam ter idade acima de 23 anos. Na relação de Mano, as vagas foram preenchidas pelo atacante Hulk, do Porto, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o zagueiro Thiago Silva, do Milan. Em caso de lesão, o treinador escolheu quatro nomes para a “reserva”: o volante Casemiro, o goleiro Gabriel, o meia Giuliano e o zagueiro Marquinhos.
A disputa do torneio para a Seleção Brasileira começa no próximo dia 26. Além da equipe, o Grupo C é composto por Bielorrússia, Nova Zelândia e Egito, primeiro rival e, na opinião de Mano, o mais complicado. “Vamos estrear contra o Egito, que é o adversário mais forte na questão física, propõe um jogo mais forte e é o adversário mais complicado em termos de informação. Os outros já teremos a observação dos próprios jogos da competição, pois vão ter jogado paralelo à nossa partida”, comentou o treinador.
Mano lembrou que os torcedores apoiaram e vibraram com as atuações brasileiras e que isso é muito positivo para o trabalho que vai ser realizado nos próximos dias. “O torcedor gostou do que viu nos últimos amistosos, com um time jovem. Se o torcedor gostou, foi capaz de despertar um bom sentimento, é sinal de que estamos no caminho certo. O time olímpico pode fazer isso e vamos trabalhar nessa preparação final", afirmou o comandante brasileiro.
A apresentação da Seleção Olímpica já será na próxima segunda-feira, dia nove, no Hotel Sheraton, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Até o dia 16, quando a delegação brasileira embarca para Londres, o grupo fará atividades na sede do Flamengo, na Gávea e na Escola de Educação Física do Exército, região da Urca. Em território londrinho, a equipe fica concentrada no Sopwell House Hotel & Spa e terá o Centro de Treinamento do Arsenal para os treinos. Antes de fazer a estreia contra os egípcios, em Cardiff (País de Gales), no dia 26, o time de Mano disputa um amistoso preparatório contra a Seleção do Reino Unido, dia 20, em Middlesbrough.
Abaixo, a relação da Seleção Olímpica:
Goleiros
Rafael Cabral (Santos)
Neto (Fiorentina)
Laterais
Alex Sandro (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Rafael (Manchester United)
Danilo (Porto)
Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Inter de Milão)
Volantes
Sandro (Tottenham)
Rômulo (Spartak de Moscou)
Meias
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Atacantes
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Alexandre Pato (Milan)
Hulk (Porto)