Depois de passar por uma série diária de treinamentos na última semana na cidade do Rio de Janeiro, a Seleção de Mano Menezes embarca na noite desta segunda para a capital inglesa. A partir do dia 26, os brasileiros começam a busca pelo ouro olímpico contra o Egito. Antes disso, na próxima sexta-feira, a equipe canarinho entra em campo para disputar o último amistoso preparativo às Olimpíadas, contra o combinado da Grã-Bretanha.
Seguindo a mesma rotina dos últimos dias, o fim de semana dos jogadores da Seleção foi com programação intensa. A manhã de sábado começou com treino no campo do Flamengo, na região da Gávea. Para a alegria dos torcedores presentes no local, as atividades foram bastante movimentadas. O aquecimento, comandado pelo preparador Carlinhos Neves, contou com uma corrida em volta do campo e trabalho de técnica que encheu os olhos de quem acompanhou o treino, com troca de passes no ar entre dois e três jogadores. Na sequência, o técnico Mano Menezes orientou o trabalho em campo reduzido, com os atletas treinando domínio de bola e ensaiando finalizações.
No turno da tarde, a Seleção Olímpica começou a tomar forma no gramado da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. Mais uma vez acompanhados pelo incentivo do público, o treinador da equipe brasileira testou a parte ofensiva mantendo o foco em jogadas de ataque. Ao longo do treinamento, Mano conversou bastante com os jogadores e fez algumas substituições. Sem zagueiros, o time contou com Marcelo e Rafael nas laterais, Sandro, Rômulo e Oscar no meio, e no ataque Neymar, Hulk e Damião, que mais tarde foi poupado para a entrada de Pato. Na parte defensiva, Juan e Thiago Silva, além de Alex Sandro e Bruno Uvini que também treinaram. O sábado terminou com uma série de chutes a gol.
A despedida dos campos brasileiros na manhã de domingo foi de clima leve e muita festa na Escola de Educação Física do Exército. Antes de começarem os trabalhos, os jovens talentos receberam Danilo, aniversariante do dia, com o tradicional “Parabéns para você!” dentro do campo. Em seguida, com 11 jogadores para cada lado, aconteceu o primeiro coletivo nesta etapa de preparação para as Olimpíadas de Londres.
De um lado Rafael Cabral, Rafael, Thiago Silva, Juan, Marcelo, Sandro, Rômulo, Oscar, Hulk, Leandro Damião e Neymar, e de outro o goleiro Neto, Bruno Uvini, Alex Sandro, Danilo, Ganso e Lucas, além de alguns jogadores do Botafogo. Poupado do treino por conta de uma dor no tornozelo, Pato fez fisioterapia. Durante a atividade, o treinador brasileiro parou algumas vezes o jogo para dar orientações aos atletas. O que se viu foram toques de bola precisos e com velocidade. No placar final, a equipe titular venceu por 4 a 0 com gols de Hulk, Oscar, Neymar e Damião.
Depois do treino, a delegação brasileira foi homenageada pelo Exército Brasileiro. Enquanto alguns membros da unidade especial da polícia militar tiravam fotos e conversaram com os jogadores, o general do Exército José Eustáquio Guimarães entregou a bandeira do Brasil ao técnico Mano Menezes e ao diretor de Seleções Andrés Sanchez. Em meio à descontração, o volante Sandro apareceu com uma venda nos olhos batendo bola com Anderson, deficiente visual e campeão paraolímpico em 2004 nos jogos de Atenas.
Na noite desta segunda-feira a delegação se despede do Rio e vai até São Paulo, de onde segue viagem até Londres. A chegada está prevista para o fim da manhã de terça-feira. Na capital inglesa, a Seleção ficará concentrada no Sopwell House Hotel, local onde realiza o primeiro treino no período da tarde. Já na quarta-feira, 18, as atividades serão no Centro de Treinamento do Arsenal. Na sexta-feira, dia 20 de julho, às 15h45, a Seleção Olímpica entra em campo para enfrentar a Grã-Bretanha, no Riverside Stadium, em Middlesbrough.