A Seleção Brasileira começou com o pé direito a primeira disputa em solo inglês. No amistoso preparatório antes da estreia nos Jogos Olímpicos na próxima semana, a equipe de Mano Menezes venceu a Grã-Bretanha por 2 a 0. A partida foi disputada na tarde desta sexta-feira, no Riverside Stadium, em Middlesbrough.
Marcando a saída de bola desde o início do jogo, a primeira chegada da Seleção foi com Neymar. O atacante passou pelo zagueiro e ficou cara a cara com o goleiro Steele, mas chutou a bola por cima da meta. O primeiro gol veio aos 12 minutos, numa cobrança de falta do camisa 11 brasileiro, que deixou a bola na segunda trave para Sandro cabecear livre e balançar a rede.
Tendo o controle do jogo e dominando o toque de bola, em uma sequência de quedas brasileiras na área, Neymar recebeu ótima jogada e tentou passar pela zaga, mas acabou no chão e o juiz mandou seguir. Instantes depois foi marcada penalidade máxima quando Hulk chegou pela esquerda com velocidade e foi barrado por Richards, que levou o cartão amarelo. Na cobrança, Neymar não deu chance de defesa ao colocar a bola no canto direito para ampliar a vantagem da Seleção.
Já nos 40 minutos, Marcelo avançou pelo meio de campo para encontrar Hulk pela esquerda. Sempre com muita velocidade, o camisa 12 bateu forte, mas a jogada acabou passando pelo lado da goleira da Grã-Bretanha. No minuto final, Neymar chutou da entrada da área e a bola, desviada pelos zagueiros britânicos, saiu pela linha de fundo. No cruzamento, Thiago Silva pegou de fora da área e Steele afastou o perigo.
Na volta do intervalo, a Seleção entrou ainda mais confiante. Trocando passes, Hulk tentou um chute cruzado, mas bateu na zaga. Rômulo, sempre presente para as assistências, pegou a sobra e arriscou. Pressionando bastante e sempre com muita técnica, o Brasil deu trabalho com a batida de Leandro Damião depois da enfiada de bola de Hulk. Butland, goleiro reserva da equipe adversária, se complicou para afastar o perigo.
A primeira jogada de perigo da Grã-Bretanha aconteceu aos 11 minutos. Rose fez cruzamento rasteiro pela esquerda para encontrar Sinclair. Com habilidade, eles desviou na pequena área, mas Rafael conseguiu uma defesa espetacular.
Com o estilo de jogo que vinha dando certo, Mano fez substituições e colocou Lucas no lugar de Oscar. Hulk, aplaudido pelos torcedores, deu lugar a Ganso e Damião saiu para a entrada de Alexandre Pato. Com folga no placar e sem muito perigo vindo do adversário, os jogadores tomaram conta do gramado. Pela direita, Lucas chegou e foi desarmado, mesmo assim continuou brigando pela bola. Na sequência, Neymar girou após receber o passe e bateu cruzado para a bola passar com perigo na frente do goleiro e sair direto pela linha de fundo.
A Seleção terminou a partida pressionando forte a zaga britânica. Nos últimos minutos, os jogadores não deram folga aos adversários. Numa boa jogada, Lucas invadiu a área e ficou na cara de Butland, que impediu o chute do brasileiro. Sem desistir, ele chegou novamente para cruzar. Ao receber, Neymar bateu forte e o goleiro fez a defesa. No tempo complementar, Pato ainda tentou mais um gol ao desviar de cabeça quando recebeu o cruzamento na área.
A Seleção de Mano Menezes entrou em campo com: Rafael Cabral; Rafael (Danilo), Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro); Sandro, Rômulo e Oscar (Lucas); Hulk (Ganso), Neymar e Leandro Damião (Pato).