Após meses de preparação, chegou a hora. Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira, comandada por Mano Menezes, fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No primeiro confronto, a equipe vai encarar o Egito, adversário já conhecido pelos atletas que disputaram o Mundial sub-20 do ano passado. A partida, que acontece no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales, começa às 15h45 (Brasília) e será o pontapé inicial do Grupo C nas Olimpíadas.
Depois de vencer com facilidade a Grã-Bretanha em amistoso preparatório na semana passada, a delegação brasileira voltou à concentração em Saint Albans, interior da Inglaterra. Com o novo uniforme, os jogadores fizeram trabalhos de regeneração e exercícios leves na academia do hotel no sábado. Já no domingo, a programação começou cedo e foi intensa.
Com o objetivo de melhorar o entrosamento, Mano comandou um treino tático no Centro de Treinamento do Arsenal. Tudo começou com a sessão de exercícios preparados por Carlinhos Neves e depois todos os jogadores participaram do treinamento técnico-tático. Sempre atento e dando orientações, o comandante da Seleção viu muitas jogadas começadas pelas laterais com conclusões nas áreas. Depois das atividades, foi a vez de Paulo Henrique Ganso e Hulk participarem da entrevista coletiva, realizada todos os dias com integrantes do Brasil.
Hospedada longe do restante dos atletas de todo o mundo que estão em Londres para a disputa das Olimpíadas, a Seleção aproveitou a tarde de domingo para visitar a Vila Olímpica e sentir o espírito da competição. Recebidos pelo ex-jogador de vôlei e Chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos, Bernard Razman, eles aproveitaram para conhecer grande parte da estrutura oferecida, fazer fotos, conversar com outros esportistas brasileiros e comprar lembranças, comercializadas dentro da própria Vila.
Para Mano, a visita foi bastante proveitosa. “Foi algo extremamente positivo. Mesmo com o curto espaço de tempo, já que o futebol não convive na Vila com a frequência que os outros atletas vão conviver, podemos ter uma ideia da estrutura, o que aponta a grandeza dos Jogos Olímpicos, e nós estamos fazendo parte disso”, comentou o treinador antes de voltar para a concentração no Sopwell House Hotel.
Na manhã de segunda-feira, treino na academia e, durante a tarde, novamente no gramado. Antes disso, Oscar e Juan atenderam a imprensa. A atividade no CT do Arsenal não contou com a presença do goleiro Rafael, poupado por conta de uma lesão e começou com exercício técnico com dois times em cada metade do campo. Logo após, Mano comandou um novo tático com o grupo que pode ser o da estreia contra o Egito. Na equipe titular, Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan, Marcelo, Sandro, Rômulo, Oscar, Hulk, Leandro Damião e Neymar.
A terça-feira começou com a notícia da desconvocação de Rafael Cabral, que já não havia treinado no dia anterior. O anúncio foi feito pelo médico da Seleção, José Luís Runco, durante uma entrevista coletiva. O jogador sofreu uma pancada durante o treino da segunda-feira e foi constatado um trauma no cotovelo direito. Rafael participou de uma coletiva e logo após Neto, novo goleiro titular, também conversou com os jornalistas.
Na tarde de terça-feira, o trabalho, que começou sem a presença da imprensa no gramado, teve atividade técnica comandada pelo assistente Sidnei Lobo. Em meio campo, os jogadores ficaram em suas posições definidas. Durante o treinamento, a Seleção mostrou belas jogadas e um bom nível de entrosamento. Para relaxar a musculatura antes da partida, todos se divertiram na piscina do hotel após descalçar as chuteiras.
Na manhã desta quarta-feira, a delegação seguiu para Cardiff, onde fará sua estreia no Grupo C das Olimpíadas. Os atletas foram recebidos pelo técnico Mano Menezes e pelo diretor de Seleções Andrés Sanchez, que viajaram para a cidade na terça-feira. No local, a delegação fica hospedada no mesmo hotel da Seleção Feminina, o Marriott Cardiff.
A última atividade da equipe antes da estreia olímpica foi no começo da tarde desta quarta-feira no campo a Cardiff University. No fim do treino, Mano confirmou o time que vai entrar em campo contra o Egito: Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan, Marcelo, Sandro, Rômulo, Oscar, Neymar, Leandro Damião e Hulk.