Depois de vencer Egito e Bielorrússia, garantindo a classificação antecipada para as quartas de final, foi a vez de a Seleção Brasileira entrar em campo contra a Nova Zelândia na última rodada da primeira fase do Grupo C do Jogos Olímpicos de Londres. Dominando a disputa do começo ao fim com muita técnica, a equipe de Mano Menezes deu show, animou a torcida e venceu a equipe neozelandesa por 3 a 0 na partida disputada nesta quarta-feira, no St. James Park, em Newcastle.
Tocando e valorizando a posse de bola, aos poucos a Seleção foi chegando e tomando o campo adversário. A primeira chance surgiu com 12 minutos de jogo Após cruzamento de Neymar, Marcelo tentou de bicicleta, mas a bola saiu pelo lado do gol de O’Keeffe.
Quando o cronômetro apontava exatamente a metade do primeiro tempo, 22 minutos e meio, uma grande jogada brasileira balançou a rede. Na troca de passes entre Danilo e Leandro Damião, o jogador do Internacional escorou de costas e devolveu para o volante. Na cara do goleiro da Nova Zelândia, Danilo bateu colocado e abriu o placar para a Seleção.
Na sequência, aos 28, com muita técnica, foi a vez de Leandro Damião marcar. Na tabela de Marcelo e Alex Sandro, a bola parou nos pés do centroavante, que não deu chance de defesa para O’Keeffe, Brasil 2 a 0. Dominando o jogo, entrosados, os atletas brasileiros ficaram livres para trocar passes e armas jogadas. Numa recuperada de bola na intermediária, o lateral esquerdo Marcelo disparou e tentou o chute cruzado para bater na rede pelo lado de fora.
Na volta do intervalo, tranquilo com a vantagem, o time brasileiro continuou no mesmo ritmo que vinha apresentando na primeira etapa e, aos seis minutos, Sandro marcou o terceiro gol. Na cobrança de falta, Marcelo tocou a bola para dentro da área e, na sobra, o volante converteu e deixou o placar em 3 a 0.
Com 11 minutos no relógio, Neymar recebeu pela esquerda e bateu, mas acabou passando por cima do travessão. Na jogada seguinte, uma das únicas chegadas da Nova Zelândia. Na cobrança de escanteio, Wood subiu e cabeceou por cima do gol.
Em uma das grandes jogadas do Brasil, Marcelo encontrou Neymar, que entregou para Lucas na entrada da área. O camisa sete bateu colocado e a bola passou bem perto da trave do goleiro da Nova Zelândia. A primeira substituição do comandante Mano Menezes veio em seguida. Aos 30, o treinador chamou Alexandre Pato para o lugar de Neymar. No minuto seguinte, Alex Sandro recebeu o cartão vermelho e o grupo brasileiro ficou com 10 jogadores em campo. Mano ainda deu chance para Oscar entrar, na saída de Damião, e para Romulo, no lugar de Sandro.
Apontando mais de 40 minutos no cronômetro, a Nova Zelândia ainda deu um susto na zaga canarinho. Após cruzamento pela direita, a bola sobrou dentro da área e McGlinchey ficou na cara do gol, chutando por cima.
A Seleção entrou em campo com a seguinte escalação: Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Rômulo), Danilo e Alex Sandro; Lucas, Neymar (Alexandre Pato) e Leandro Damião (Oscar).