A Seleção Brasileira, comandada por Mano Menezes, entrou em campo neste sábado para a primeira partida de mata-mata do grupo nas olimpíadas de Londres. Diante de Honduras, adversário sem tradição, mas que deu trabalho, a Seleção Brasileira venceu de virada por 3 a 2 o confronto disputado no St. James Park, em Newcastle.
O juiz mal deu o apito inicial e Marcelo já fez lançamento longo para Leandro Damião, que apareceu livre. Cara a cara com o goleiro, ele chutou e a bola passou muito perto do gol. Na sequência, Neymar recebeu bola de Damião vinda de trás. O camisa 11 rolou para Oscar, mas a zaga chegou forte e afastou o perigo. A troca de passes funcionou novamente aos 10 minutos, quando o camisa 10 brasileiro fez um ótimo lançamento para o atacante santista, que foi desarmado quando dominava a bola.
No minuto seguinte, Honduras abriu o placar. Pela esquerda, Espinoza tocou para a área e encontrou Figueroa. O atleta deixou de sobra para Martinez que, num bonito chute, marcou o primeiro gol. Valorizando a posse de bola e a troca de passes, a Seleção seguia dominando as ações em campo. Neymar saiu do meio de campo e levou a bola até a entrada da área para encontrar Hulk. No cruzamento baixo, a bola tocada pelo camisa 12 acabou ficando no caminho.
Depois da criação de algumas chances, a Seleção diminuiu aos 37. Novamente Neymar puxou a jogada no meio do gramado para encontrar Hulk pela direita. No passe para o meio da área, a zaga hondurenha interviu e, na bobeira, um oportunista Damião chutou para deixar tudo igual, 1 a 1. No fim da primeira etapa, Mano Menezes sacou Sandro, que tinha cartão amarelo, para a entrada de Danilo. Quando o relógio apontava 44 minutos, o Brasil ainda conseguiu chegar com perigo mais uma vez. Rafael bateu forte e o goleiro Mendoza espalmou.
Mesmo atuando com 10 jogadores desde os 32 minutos do primeiro tempo, devido à expulsão de Wilmer Crisanto, Honduras ganhou novamente a vantagem com dois minutos de bola rolando. Espinoza avançou pela direita e chutou colocado para marcar o segundo do time adversário. A resposta brasileira veio em seguida, depois de Damião sofrer pênalti. Na cobrança, Neymar bateu colocado no alto à esquerda e balançou a rede para fazer 2 a 2.
Sem dar chance de movimentação para o adversário, o Brasil virou o jogo aos 14 minutos. Neymar, novamente, encontrou Leandro Damião dentro da área. O centroavante fez um bonito giro e chutou para balançar o fundo da rede com o terceiro gol brasileiro.
Até o fim da partida, a Seleção dominou a posse de bola e trocou muitos passes. Num jogo complicado e cheio de faltas, Marcelo e Leandro Damião, que deu lugar a Alexandre Pato, ainda receberam o cartão amarelo, e o time de Honduras ficou desfalcado após mais uma expulsão, de Espinoza, aos 44 minutos.
O técnico Mano Menezes escalou o seguinte time para este jogo: Gabriel, Rafael, Thiago Silva (c), Juan e Marcelo; Sandro (Danilo), Rômulo e Oscar; Hulk (Lucas), Leandro Damião (Alexandre Pato) e Neymar.