Depois de duas horas de voo entre Londres e Estocolmo, a Seleção Brasileira desembarcou na capital da Suécia na tarde do último domingo. Concentrada no Grand Hotel, a equipe canarinho está na cidade para disputar, contra os anfitriões, o amistoso que marca a despedida oficial do Estádio Rasunda, palco do primeiro título do Brasil na Copa do Mundo de 1958, conquistado na disputa contra os donos da casa. O local será substituído por um moderno e mais amplo estádio. A partida será na próxima quarta-feira, dia 15, às 15h (Brasília).
A equipe de Mano Menezes vai contar com o reforço dos jogadores Paulinho, Ramires, Daniel Alves e Jonas para o confronto contra os suecos. Do grupo que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, apenas Marcelo, suspenso, e Paulo Henrique Ganso, que está lesionado, não fazem parte dos convocados. Os atletas que não vieram direto da Inglaterra se apresentaram na concentração brasileira em Estocolmo entre esta segunda e terça-feira.
A primeira atividade comandada pelo técnico da seleção canarinho foi no Söderstadium. O treino começou com um trabalho de recuperação acompanhado pelo preparador físico Carlinhos Neves. Na sequência, Mano e o assistente Sidnei Lobo orientaram exercícios de finalização durante o treinamento técnico.
O conhecimento do gramado no Estádio Rasunda aconteceu nesta terça-feira, depois de o local receber a visita dos veteranos campeões de 58. Pelé, Zito, Mazzola e Pepe, além de jogadores suecos participantes do histórico jogo, relembraram aquela final e fizeram muitas fotos antes do treino da Seleção.
Durante o treino tático brasileiro, o técnico Mano Menezes trabalhou saídas de bola da defesa e movimentação com toques rápidos. Além disso, fez modificações na equipe em relação à última partida. O lateral direito Daniel Alves atuou no lugar de Rafael, David Luiz substituiu Juan, Paulinho assumiu vaga no meio de campo com a saída de Sandro e Ramirez também foi testado.
A escalação oficial será divulgada antes da partida, mas a tendência é que o time entre em campo com Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho, Ramires e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Uma das únicas certezas para a partida é a cor da camisa que a Seleção irá vestir: azul. A peça foi feita especialmente para este jogo e será semelhante ao uniforme usado pelo grupo que disputou a final da Copa de 1958. Na época, a Suécia tinha a mesma cor da camisa do Brasil e novo uniforme teve que ser confeccionado às pressas.