Diferente das últimas atuações da Seleção Brasileira longe de casa, nesta sexta-feira, contra a África do Sul, a história será diferente. Com toda a torcida a seu favor, incentivando e vibrando, o que se espera é o Estádio Morumbi tomado pelas cores verde e amarelo. O amistoso contra os sul-africanos, a partir das 15h45, marca a volta da equipe canarinho ao território nacional depois de um ano da última partida e tem tudo para ser uma dupla comemoração: a vitória e a Independência do Brasil, que completa 190 anos neste sete de setembro.
Concentrada no Centro de Treinamento do São Paulo, em Cotia, desde a segunda-feira, a delegação brasileira tem uma infraestrutura de ponta para hospedagem e todos os treinamentos.
A terça-feira, primeiro dia de atividades, começou com Arouca, Lucas e Hulk concedendo entrevista coletiva depois do almoço. Durante a tarde, Daniel Alves e Sandro foram poupados e os dois trabalharam com o fisioterapeuta Fred Manhães na piscina do CT. O restante do grupo, antes de ir ao campo do Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, realizou exercícios na academia com o preparador físico Carlinhos Neves.
O treinamento técnico, comandado por Mano Menezes e seu auxiliar Sidnei Lobo, foi dividido em duas etapas. A primeira delas, em campo reduzido, os dois toques foram priorizados enquanto os goleiros treinavam em separado. Já na segunda parte, com a equipe completa, o técnico brasileiro deixou a bola rolar com dois times.
Na quarta-feira, seguindo o cronograma de entrevistas, foi a vez de Leandro Damião, Oscar e Neymar responderem as perguntas dos jornalistas. No treino de ontem, último no CT do São Paulo, Mano começou a dar indícios da Seleção que ele deve escalar para enfrentar a África do Sul.
Desfalcado de Daniel Alves e Sandro, novamente poupados por conta de problemas musculares, os jogadores foram parados diversas vezes para correção e orientação de posicionamento. Com muita rapidez nos movimentos, tocando a bola por todos os lados do gramado, o treinador da equipe canarinho mostrou que quer a marcação desde a saída de bola dos adversários, sem dar muita brecha para o jogo deles.
Os garotos que moram no Centro de Treinamento e fazem parte da categoria de base do São Paulo puderam acompanhar o treino e gostaram muito do que viram. O momento de tietagem dos adolescentes com seus ídolos no futebol aconteceu depois das atividades, quando todos posaram para uma foto oficial ao lado dos jogadores e comissão técnica.
O último treino antes do amistoso foi nesta quinta-feira, no Estádio Morumbi, palco do confronto. Com a presença de cerca de sete mil torcedores nas arquibancadas, antecipando a festa desta sexta-feira, a atividade contou com a presença de Daniel Alves e Sandro, recuperados das lesões musculares. No gramado, os jogadores trabalharam bastante com bola parada e finalizações.