Na tarde desta quinta-feira, o técnico Mano Menezes convocou a Seleção Brasileira para os amistosos que serão realizados no mês de outubro contra o Iraque e o Japão. Em um hotel do Rio de Janeiro, o treinador anunciou o nome dos 23 jogadores que enfrentam os iraquianos no dia 11, às 15h30 (Brasília), no Estádio Swedbank, em Malmö, na Suécia, e os japoneses no dia 16, às 9h10 (Brasília), no Estádio Miejski, em Wroclaw, na Polônia. Os destaques ficaram por conta da volta do meia Kaká e da primeira convocação do zagueiro Leandro Castán.
Diferente da próxima partida, que será o jogo de volta do Superclássico das Américas, em que Mano poderá contar apenas com jogadores dos clubes nacionais, os amistosos de outubro terão atuações de atletas de fora do país. Apesar disso, o comandante da equipe canarinho trabalhou com um limitador para esta convocação. “Limitamos em um jogador por clube, pensamos que a maneira que podemos compatibilizar isso, nosso interesse prioritário com o fato de minimizar o prejuízo para os clubes, já que se encontram em uma reta final de Campeonato Brasileiro”, explicou o treinador da Seleção.
Há mais de dois anos sem vestir a camiseta verde a amarela, Kaká retorna à equipe. O camisa 8 do Real Madrid tem mostrado evolução e já estava sendo observado há algum tempo. “A gente tem acompanhado muito o trabalho que ele vem fazendo. Ainda não é um trabalho de campo na equipe principal do Real Madrid, que todos poderiam ver, mas em termos de treinamento e dedicação, o nível que está apresentando faz com que a gente crie a expectativa de uma boa atuação quando chegar na Seleção Brasileira”, comentou Mano Menezes.
Ex-jogador do Corinthians e atual zagueiro da Roma, Leandro Castán apareceu na relação do técnico pela primeira vez. O comandante da equipe brasileira lembrou do começo da carreira do atleta, quando ele ainda era treinador do clube. “Leandro Castán é um jogador que chegou quando eu estava no Corinthians. Foi indicado por mim, se afirmou, fez temporada boa antes de ir para a Europa. Era um jogador em que havíamos pensado e estávamos observando para trazer. Vamos observá-lo nesse novo convívio para ver se confirma essa condição”, analisou.
Com a volta de jogadores experientes como Kaká ao lado de atletas que, apesar de novos, já evoluíram bastante atuando com a camiseta da Seleção, Mano se mostrou otimista com os próximos dois anos de trabalho até a Copa do Mundo. “Neymar, Leandro Damião, Oscar e Lucas adquirirão muito mais experiência nesses próximos dois anos que se seguem para estar bastante preparados para a Copa do Mundo de 2014. Isso vai acrescentando aos jogadores a trajetória que queremos e vai transformando-os em jogadores mais preparados. É óbvio que você ter algumas referências ao seu lado, que já jogaram uma Copa do Mundo, estando no grupo ou sendo titulares, vai significar o ideal que precisamos ter”, afirmou o técnico.
Abaixo, a relação dos convocados por Mano Menezes:
Adriano - Barcelona
Alexsandro - Porto
Daniel Alves - Barcelona
David Luiz - Chelsea
Dedé - Vasco
Diego Alves - Valencia
Fernando - Grêmio
Giuliano - F.C. Dnipro
Hulk - FC Zenit
Jefferson - Botafogo
Kaká - Real Madrid
Leandro Castán - Roma
Leandro Damião - Internacional
Lucas - São Paulo
Marcelo - Real Madrid
Neymar - Santos
Oscar - Chelsea
Paulinho - Corinthians
Ramires - Chelsea
Sandro - Tottenham Hotspur
Thiago Neves - Fluminense
Thiago Silva - PSG
Victor - Atlético Mineiro