Hoje Mano Menezes completa uma semana de trabalho frente ao Flamengo. Desde a última segunda-feira, 17, o treinador vem conhecendo melhor o novo clube, conversou bastante com a comissão técnica e jogadores e começou as atividades dentro de campo. Até o próximo jogo do rubro-negro, um amistoso contra o São Paulo, os treinos serão intensos no CT João Havelange, na cidade de Pinheiral.
Depois da apresentação oficial, Mano cumpriu a primeira agenda com o Flamengo na terça-feira. Na parte da manhã, ele visitou o Centro de Treinamento de Vargem Grande, popularmente conhecido como Ninho do Urubu, conheceu a estrutura e conversou bastante com os novos colegas. Já o contato com os atletas aconteceu no período da tarde. Ao lado do auxiliar técnico Sidnei Lobo e do preparador físico Eduardo Silva, ele trocou ideias e observou as atividades do elenco.
Com treino em período integral, quarta-feira foi dia de ir a campo. Depois do aquecimento, a equipe rubro-negra foi dividida em três times que praticaram exercícios em gramado reduzido para focar a rapidez na troca de passes e movimentação. Enquanto isso, os goleiros fizeram atividades separados do restante. Na parte da tarde, o foco foi no treinamento físico.
Na quinta-feira, em seu terceiro dia no Ninho do Urubu, Mano orientou um tático e começou a dar forma para a equipe titular do Flamengo. Utilizando o esquema 4-3-3, João Paulo, Cáceres e Wallace, ao lado de Felipe, Léo Moura, González, Elias, Gabriel, Paulinho, Carlos Eduardo e Marcelo Moreno formaram o time do treinador. Nas substituições, também tiveram vez Nixon, Samir e Diego Silva que formaram o grupo reserva com Paulo Victor, Digão, Renato Santos, Ramon, Val, Luiz Antônio, Rodolfo, Rafinha e Hernane. Como já é de costume, o técnico interrompeu diversas vezes a atividade para orientar posicionamento e pequenos ajustes nas jogadas.
Seguindo uma rotina intensa, a sexta-feira foi de treino técnico. Em dois grupos, um com 15 e outro com 14 atletas, Mano focou em jogadas de linha de fundo e posse de bola. Em outro momento, divididos em três equipes que se enfrentavam em campo reduzido, cada jogador podia dar dois toques consecutivos na bola, visando à movimentação rápida.
No sábado, os trabalhos começaram com o preparador físico Eduardo Silva orientando exercícios específicos. Atividades em dupla com pique curto com o objetivo de fazer o gol num espaço demarcado por cones forçaram a parte física dos atletas. Já no domingo, com a mesma formação 4-3-3 utilizada na quinta-feira, Mano comandou o tático. Antes o técnico levou a campo titulares e reservas, com exceção dos goleiros, para trabalhar a troca de passes com a chance de cada atleta tocar apenas três vezes consecutivas na bola. Durante a tarde o foco foi nas finalizações a gol.
A partir de hoje, o Flamengo realiza os treinos no CT João Havelange, em Pinheiral, interior do estado do Rio de Janeiro. Comissão técnica e jogadores chegaram ao local ainda na noite de ontem. Assim como na primeira semana de trabalho frente ao clube rubro-negro, a rotina segue intensa para a equipe de Mano Menezes. "Vamos ainda avançar na próxima semana, mas eu parti de uma formação, principalmente do meio para frente, que o Jaime de Almeida utilizou no último jogo (contra o Criciúma) com Carlos Eduardo mais adiantado. O Moreno está de volta da Seleção Boliviana e o Cáceres está vindo de lesão. Estamos avaliando esse jogador com relação ao físico e ritmo de jogo, e ele vem dando respostas positivas. Mas só a partir da próxima quarta-feira, vou confirmar mesmo, com certeza, se essa será a formação diante do São Paulo", afirmou o técnico.
O time terá treinamentos em turno integral até a quinta-feira e sexta-feira no período da manhã. O grupo entra em campo no confronto contra o São Paulo no próximo sábado, dia 29, no Complexo Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais, a partir das 19h.