Depois da preparação de duas semanas de treinos, a última de intensas atividades no CT João Havelange, na cidade de Pinheiral, sul do Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes acertou a equipe que entra em campo em sua estreia no Flamengo. O amistoso contra o São Paulo, neste sábado, dia 29, será um aquece para a volta do time na próxima rodada do Campeonato Brasileiro no mês que vem. A partida entre os clubes carioca e paulistano será no Parque do Sabiá, em Uberlândia, a partir das 19h.
Em período integral de treinamento, dia a dia, Mano foi dando sua cara ao rubro-negro nesta semana. A segunda-feira, primeiro dia de atividades, começou com academia seguida de aquecimento com bola já no gramado. Observando de longe, o treinador acompanhou o trabalho físico e técnico comandado pela equipe de auxiliares durante a amanhã.
Já no segundo período, foi a vez das finalizações, trabalhando a sequência de jogadas vindas do meio-campo e também de dentro da área, quando os atacantes não deram folga aos goleiros nos cruzamentos pelas laterais. Depois de ficar em repousou por conta de uma gripe no fim de semana, o atacante Carlos Eduardo juntou-se ao grupo que teve como destaques Marcelo Moreno, que marcou um gol de letra, e também o volante Elias, que desempenhou um ótimo trabalho na marcação e finalizações.
Ao comando do preparador físico Eduardo Silva, a terça-feira começou forte para o elenco carioca. Após um futevôlei para aquecer, os atletas foram divididos em quatro grupos em que dois jogadores trocavam passes e outro tentava a posse de bola. Focando no raciocínio rápido e velocidade nas jogadas, foi montado um circuito em que o time precisava dar arrancadas até o meio-campo, retornar a linha de fundo e correr todo o gramado. Retornando depois de ficar três meses longe, Victor Cáceres passou a manhã trabalhando fortalecimento muscular.
Assim como no dia anterior, o treinador Mano Menezes orientou o treino durante a tarde da terça-feira. Com atividades pontuais no setor de defesa e de ataque, o comandante rubro-negro conversou bastante com o grupo e fez correções de posicionamento e orientações de jogadas diversas vezes. Atento aos mínimos detalhes, o treinador comandou uma longa atividade tática na tarde desta terça-feira, no CT João Havelange, em Pinheiral. Com trabalhos específicos para defesa e ataque, o novo comandante paralisou bastante o treino para correção de posicionamento e orientação de jogadas. O time principal foi formado por Felipe, Léo Moura, Wallace, Marcos González, João Paulo, Cáceres, Elias, Gabriel e Paulinho enquanto Marcelo Moreno e Carlos Eduardo focaram nas finalizações ao lado dos companheiros de ataque.
O primeiro coletivo comandando por Mano aconteceu na quarta-feira e teve direito a goleada dos titulares por 4 a 0. Mesmo sendo um treino mais movimentado, a conversa com os atletas não deixou de acontecer e, dentro de campo, eles colocaram em práticas tudo que vinham treinando ao longos dos últimos dias como movimentação, jogadas nas laterais e as finalizações, feitas por Marcelo Moreno, Paulinho, Cáceres e Carlos Eduardo. O time principal foi formado pelos jogadores Felipe, Leonardo Moura, Marcos González, Wallace, João Paulo, Víctor Cáceres, Elias, Gabriel; Carlos Eduardo, Marcelo Moreno e Paulinho.
Com treino técnico para trabalhar movimentação e passes, os atletas começaram a quinta-feira. Repetindo a equipe do treinamento anterior, na quarta-feira, o grupo foi dividido entre time titular e reserva para atividade tática. Os reservas jogaram com as características do estilo do São Paulo, a pedidos do treinador para deixar a equipe ainda mais preparada para o confronto deste sábado.
No último treino antes do amistoso Mano deu ênfase nas bolas paradas, com cobranças de escanteio e também de faltas próximo a área. Para finalizar a manhã, os jogadores realizaram trabalho técnico sem a presença dos goleiros.
Antes de despedir-se da cidade de Pinheiral, o treinador do Flamengo concedeu entrevista coletiva e se mostrou otimista com o desempenho apresentado pelos rubro-negros ao longo dos treinamentos. “A semana foi muito proveitosa e saímos satisfeitos. Mantivemos uma base, trabalhamos sem percalços, até mesmo para estabelecermos parâmetros. A avaliação vai culminar no jogo com o São Paulo. Às vezes, você faz o que quer e no jogo não confirma. Fizemos um treinamento coletivo satisfatório. Consistente e seguro, como eu gosto, mas sem abrir mão da capacidade de criação. Marcamos gols, criamos, e isso dá confiança aos jogadores”, comentou Mano.
Na parte da tarde a delegação do Flamengo retorna ao Rio de Janeiro de onde parte, no sábado pela manhã, para Uberlândia, local do amistoso com o São Paulo.