Neste sábado, o técnico Mano Menezes entra em campo com o Flamengo para seu primeiro compromisso oficial com o time. Pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro enfrenta o Coritiba, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 18h30. Apesar de jogar contra o atual líder do torneio, o clube carioca não se intimida, pois vem de vitória em amistoso contra o São Paulo na última semana e, desde que o treinador gaúcho assumiu a equipe, no dia 17 do mês passado, os treinos são realizados quase diariamente.
Esta não será a primeira estreia de Mano no Distrito Federal. Em 2005, quando assumiu o Grêmio, o treinador vestiu a camisa do tricolor na primeira partida do grupo pela Série B do Campeonato Brasileiro, jogando contra o Gama, no Estádio Bezerrão, na região administrativa de Gama.
Para ir em busca da vitória neste sábado, o técnico e o time voltaram ao Ninho do Urubu na segunda-feira. Com um ritmo não tão forte de treino, depois de aquecer, os titulares do amistoso contra o São Paulo realizaram um trabalho de movimentação e, em campo reduzido, os reservas participaram de um coletivo.
Apesar do frio e da chuva que não deu trégua, o elenco voltou ao gramado na manhã de terça depois de atividades na academia. Um dos braços direitos de Mano na comissão técnica, Eduardo Silva comandou treino físico com bola. Na parte da tarde, o treinador rubro-negro utilizou todos os jogadores no trabalho técnico. Em campo reduzido sob os olhos do auxiliar Sidnei Lobo, foram 15 contra 14 no gramado. Repleto de gols que arrancaram aplausos dos que acompanharam a atividade, Marcelo Moreno ganhou destaque com o gol mais bonito, com um chute de chapa.
O primeiro coletivo aconteceu na quarta-feira, na parte da tarde. Com o placar de 1 a 0, os titulares venceram com um gol de Adryan, atleta formado na base do clube. Além dele, o grupo que jogou na última partida teve apenas uma alteração. Indisposto, Cáceres deu lugar a Diego Silva durante a atividade. Como de costume, o treino foi parado diversas vezes para orientações de posicionamento e jogadas.
As jogadas ensaiadas tiveram foco especial na tarde de ontem. Durante duas horas, faltas, cruzamentos, escanteios e finalizações foram testados incontáveis vezes pelo elenco. Os escanteios foram os primeiros a seres treinados, tantos os diretos para área quanto os mais curtos. Depois foi a vez das cobranças de falta e, por fim, cruzamentos para a área ganharam a vez.
O último treino do Flamengo para a partida contra o Coritiba aconteceu na manhã desta sexta-feira. Em um rachão, Mano ficou do lado de fora do gramado acompanhando a movimentação dentro de campo. A atividade terminou com trabalho com bola parada. Logo após o treinamento, o grupo embarcou para Brasília, onde enfrenta o Coritiba.