Clássico é sempre clássico. Mesmo longe de casa, Flamengo e Vasco jogaram dentro de um verdadeiro caldeirão com mais de 60 mil torcedores que estiveram no Mané Garrincha, em Brasília, e não ficaram em silêncio em nenhum momento. A estreia do técnico Mano Menezes em um clássico contra os vascaínos foi com vitória de 1 a 0 pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
A pressão em cima do adversário desde o começo da partida vem sendo uma característica constantemente apresentada pelo Rubro-negro. No clássico carioca disputado hoje não seria diferente. Indo pra cima do Vasco, o Flamengo criou duas chances de gol nos primeiros cinco minutos, com Marcelo Moreno e Carlos Eduardo.
Ganhando confiança em cima dos erros de passes dos vascaínos, os jogadores flamenguistas dominaram o gramado, cercando as laterais e meio de campo, dificultando bastante o movimento adversário na etapa inicial. Quem mais teve trabalho foi o goleiro Diogo Silva, que espalmou o chute rasteiro de Carlos Eduardo aos 19 minutos, foi salvo pelo desvio de Wendel depois de uma linda jogada que começou com Gabriel pela esquerda até a bola encontrar João Paulo e, depois de um contra-ataque, conseguiu espalmar o toque de Moreno.
O gol do jogo foi marcado por Paulinho. Após receber de Gabriel dentro da área, Elias chutou, mas o goleiro conseguiu a defesa. No rebote, o volante rolou para Paulinho abrir o placar, aos 29 minutos. Antes do término do primeiro tempo, Cáceres recebeu cartão amarelo depois de puxar Eder Luis.
Saindo melhor para o jogo e marcando de forma consistente, o Flamengo continuou dominando a partida na volta do intervalo. De fora da área, Paulinho recebeu e bateu colocado, quase convertendo e ampliando o placar aos 10 minutos. A primeira alteração feita por Mano Menezes na equipe foi colocar Nixon no lugar de Carlos Eduardo.
A partir da metade do segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada e o Rubro-negro pressionou novamente nos minutos finais, criando algumas chances no ataque. Aos 43, Wallace conseguiu a posse de bola no meio de campo e tocou para Elias; no cruzamento, ela caiu em cima da zaga vascaína. Antes do apito final, Mano ainda sacou Paulinho e colocou Rafinha em campo.
Com o resultado do jogo, o Flamengo subiu para a 11ª posição, com nove pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. O próximo confronto valendo pelo Brasileirão será no domingo, dia 21, contra o Internacional. Antes disso, o time entra em campo na quarta-feira, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para jogo de volta contra o ASA-AL, valendo a vaga às oitavas-de-final da Copa do Brasil. O primeiro jogo foi vencido pelo clube carioca por 2 a 0, na cidade alagoana de Arapiraca.
Mano Menezes escalou o seguinte time para entrar em campo: Felipe, Leo Moura, Wallace, Gonzalez e João Paulo; Cáceres, Elias, Gabriel (Val) e Paulinho (Rafinha); Carlos Eduardo (Nixon) e Marcelo Moreno.