Em 2013 o clássico carioca Flamengo e Botafogo completa 100 anos. Neste domingo, mais uma partida entrou para as estatísticas, desta vez com um empate em 1 a 1. A rivalidade entre os dois clubes foi vista no jogo disputado no Estádio Maracanã, em confronto válido pela 9a rodada do Campeonato Brasileiro.
Pegada do início ao fim, a partida começou com muitas faltas e marcação forte. Numa sequência que empolgou os flamenguistas na arquibancada a partir dos 10 minutos, o Rubro-negro partiu do meio de campo, Gabriel cruzou pela esquerda para Marcelo Moreno, mas o atacante não conseguiu segurar a bola. No instante seguinte, com velocidade de movimentação novamente, desta vez foi João Paulo que invadiu a área e tocou rasteiro. A zaga fez o corte antes de Moreno chegar.
Pressionando o time Rubro-negro no primeiro tempo, o Botafogo abriu o placar. Na cobrança de falta feita por Seedorf, sobrou para Rafael Marques finalizar e marcar 1 a 0 aos 21 do primeiro tempo. Entre algumas chegadas do Mengão até o fim do primeiro tempo, João Paulo cobrou falta e mandou direto para o gol, mas Jefferson mandou para fora com um leve toque.
No retorno do intervalo, o Flamengo voltou a campo com duas alterações na equipe: Adryan assumiu o lugar de Gabriel e Luiz Antonio entrou na vaga de Diego Silva. Com 28 segundos de bola rolando, a defesa alvinegra levou a primeira prensa. Marcelo Moreno recebeu passe de Adryan e chutou com perigo na direção do goleiro. Na saída errada de Jefferson, o atacante novamente apareceu, mas o goleiro conseguiu se recuperar e fez a defesa.
Mais entrosado que na primeira etapa, os flamenguistas trocaram muitos passes e foram fechando o meio de campo para frente. Enquanto isso, o caldeirão formado pelos torcedores no Maracanã não parava ao som de “Mengo! Mengo!”. Aos 16 minutos, Carlos Eduardo recebeu cruzamento feito por Luiz Antônio e tocou de cabeça. Sozinho, Adryan chutou para fora.
Na sequência, o meia novamente apareceu e chutou no travessão. No rebote, Elias fez o gol, mas já estava impedido. O mesmo aconteceu aos 26, quando a bola chegou na pequena área e o volante converteu mais, num lance em que o árbitro novamente marcou irregularidade. Com 33 minutos, Mano fez mais uma mudança na equipe. Desta vez Carlos Eduardo deu lugar a Hernane. Foi a bola chegar no jogador, que ele dominou no peito dentro da área e bateu forte. A rede balançou, mas pelo lado de fora. Cobrado o escanteio, de novo Hernane apareceu, desta vez para cabecear bem. Jefferson teve que se esticar para salvar.
O gol do empate só veio aos 49 minutos, no último lance da partida. Na sobra da bola de Hernane, Elias encheu o pé e enfim deixou o placar em 1 a 1. Depois de tomar conta do jogo no segundo tempo, o gol acordou o caldeirão rubro-negro formado pelos torcedores que comemoraram muito antes de deixar o estádio.
Com o resultado, o Flamengo fecha a rodada na 15a posição da tabela do Brasileirão. O clube volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Bahia, na Fonte Nova, a partir das 21h50.
O técnico Mano Menezes escalou a equipe com Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Elias, Diego Silva (Luiz Antonio), Gabriel (Adryan) e Paulinho; Carlos Eduardo (Hernane) e Marcelo Moreno.