Jogar na casa do adversário e quase sempre entrar em campo contra um time de 12 jogadores. Na noite desta quarta-feira, Flamengo e Cruzeiro disputaram a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Após sofrer gol no primeiro tempo e começo do segundo, o clube da Gávea cresceu, pressionou na marcação e diminuiu o placar, que terminou em 2 a 1.
As alterações feitas no esquema do time para o jogo não surtiram o efeito esperado pelo técnico Mano Menezes na primeira etapa. Um tanto quanto perdidos em campo, o Cruzeiro encontrou espaço para chegar na área carioca. A partir dos 20 minutos, o Rubro-negro começou melhorou o entrosamento, conseguiu uma bola na trave com uma bomba de Marcelo Moreno, mas quem levou a melhor e abriu o placar foi os mineiros, aos 27 minutos, com Willian.
Com o mesmo grupo, o Flamengo voltou para o segundo tempo tentando se encontrar. Com 11 no marcador, Éverton ampliou para o Cruzeiro, mas após o gol, os donos da casa sumiram do campo. A partir daí, Mano começou a modificar o grupo com a primeira substituição, sacando Gabriel para a entrada de Carlos Eduardo, autor do gol do Mengão, aos 23 minutos, para deixar o placar em 2 a 1. O treinador ainda utilizou as outras duas alterações com João Paulo e Paulinho assumindo o lugar Fernandinho e Samir, respectivamente.
O jogo de volta entre os dois clubes será na próxima quarta-feira, no dia 28 de agosto, no Maracanã. Com o resultado da partida desta noite, o Rubro-negro pode vencer por 1 a 0 que garante a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Para este jogo, o técnico Mano Menezes escalou Felipe; Samir (Paulinho), Chicão e González; Luiz Antônio, Cáceres, Elias, André Santos e Fernandinho (João Paulo); Gabriel (Carlos Eduardo) e Moreno.