Uma festa como há muito não se via no Maracanã. Esse pode ser o resumo da noite no estádio que recebeu 53 mil torcedores para torcer e vibrar com o Flamengo. O clube carioca precisava apenas do placar de 1 a 0 para garantir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil em cima do Cruzeiro. O jogo foi sofrido, mas o Mengão não desistiu e aos 43 minutos da etapa complementar, num belo chute de Elias, a vitória por 1 a 0 carimbou a vaga na próxima etapa da competição para a explosão do caldeirão Rubro-negro.
Depois do apito inicial, a ordem era ir pra cima dos mineiros. E assim foi feito durante todo o primeiro tempo pelos jogadores flamenguistas. Criando mais e desta forma abafando a movimentação do adversário, que não conseguia mostrar muito dentro de campo, os cariocas tentaram penetrar em todos os espaços deixados e um dos destaques ficou por conta de Marcelo Moreno, acionado em boa parte das jogadas na região da área. Aos 39, Elias recebeu um amarelo por reclamação.
Para a volta do intervalo, Paulinho entrou no lugar de Cáceres. Sem tempo a perder e em busca de um placar com apenas um gol de vantagem, o Flamengo voltou com tudo. Nos primeiros minutos só deu o Mengão, jogada após jogada. Teve Moreno tirando tinta do travessão, Wallace cabeceando direto nas mãos do goleiro e Elias mandando bomba com perigo. O Rubro-negro tentou, tentou e tentou até que aos 43 minutos, numa linda jogada de Elias, o Maracanã explodiu com o grito de gol que estava engasgado pelo torcedor desde o começo da partida. Antes do final do jogo, André Santos levou um amarelo, depois foi substituído por Hernane e Adryan assumiu o lugar de Carlos Eduardo.
Com a classificação para as quartas de final, o próximo confronto do Fla na Copa do Brasil será no clássico regional contra o Botafogo. As partidas acontecem nos dias 23 e 30 de outubro, com ordem a ser definida através de um sorteio. No domingo o clube vai ao Estádio Pacaembu, em São Paulo, onde enfrenta o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro a partir das 16h.
O técnico Mano Menezes escalou o Flamengo nesta noite com Felipe; Luiz Antônio, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres (Paulinho), Elias, André Santos (Hernane) e Carlos Eduardo (Adryan); Rafinha e Marcelo Moreno.