Com a estreia do Corinthians no Campeonato Paulista marcada para este domingo, dia 19, contra a Portuguesa, o técnico Mano Menezes teve duas semanas intensas de trabalho desde que assumiu o Timão no começo do mês. Além dos treinamentos tradicionais no CT Joaquim Grava, a programação da equipe incluiu a vitória de 2 a 0 em um jogo-treino com a RB Brasil. Sobre o time que entra em campo com a Lusa, no Estádio Canindé, a partir das 17h, o treinador deu uma ideia nas atividades dos últimos dias.
Sem ter folga no sábado e domingo, Mano comandou treino técnico em campo reduzido, aguçando o raciocínio rápido, posse de bola dos jogadores e também exercícios de resistência física. Aos poucos, o novo comandante do Corinthians vem dando forma ao time desta temporada. Assim como havia adiantado quando assumiu o cargo, algumas mudanças táticas já podem ser percebidas no grupo.
Acionando bastante o setor ofensivo, na atividade da segunda-feira, Emerson Sheik e Alexandre Pato foram destaques enquanto Fábio Santos, Guilherme Andrade e Renato Augusto ficaram apenas na academia. No dia seguinte, sob os olhares do presidente do clube, Mário Gobbi Filho, Mano Menezes compôs o que seria a primeira formação do Timão na temporada. Durante um coletivo, os dois destaques do dia anterior ficaram no banco e foi a vez de Romarinho e Rodriguinho, na armação, e Danilo darem tudo dentro do gramado.
Na tarde da quarta-feira, dia 15, os atletas entraram em campo para disputar um jogo-treino contra a RB Brasil, da Série A-2 do Campeonato Paulista, no CT Joaquim Grava. Na partida dividida em três tempos de 30 minutos, o técnico do Timão utilizou titulares nos dois primeiros períodos. A formação do time ficou com Walter, Edenílson, Gil, Paulo André, Uendel, Ralf, Guilherme, Romarinho, Rodriguinho, Danilo e Paolo Guerrero. No fim da atividade, a equipe toda foi alterada para a entrada dos reservas. O goleiro Cássio, que durante a manhã passou por uma cirurgia, deve ser desfalque da equipe pelos próximos 30 dias.
Todo o elenco voltou a campo na quinta-feira para treinar tiro curto com obstáculo e corrida livre. Na tarde desta sexta-feira, Mano deu ideia de que a equipe que começa a partida do domingo e ao fim do treino deste sábado, o técnico relacionou 19 atletas para a partida. Atual campeão paulista, o Timão deve estrear na competição contra Portuguesa com seguinte formação: Walter, Edenílson, Gil, Paulo André, Uendel, Ralf, Guilherme, Romarinho, Rodriguinho, Danilo e Paolo Guerrero.
Abaixo os relacionados pelo treinador:
Goleiros - Walter e Danilo Fernandes
Laterais - Edenílson e Uendel
Zagueiros - Gil, Paulo André, Cléber e Felipe
Volantes - Ralf, Guilherme, Ibson e Jocinei
Meio-campistas - Rodriguinho, Danilo e Douglas
Atacantes - Paolo Guerrero, Romarinho, Alexandre Pato e Emerson Sheik