Após uma pausa de dez dias no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a campo às 22h desta quarta-feira, dia 14, contra o Atlético-PR. A partida, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece na Arena da Baixada, em Curitiba.
Invicto há cinco jogos e sem tomar gols nos últimos três, o time mineiro pode superar uma marca de 2013, quando chegou a quatro partidas sem ter as suas redes balançadas. Mano credita esse feito ao esforço de toda a equipe. "O sistema defensivo não é só defesa. Começa com o atacante na retomada de bola, exige dedicação e posicionamento. É uma conscientização geral", disse.
A preparação para o jogo com os paranaenses iniciou no dia 7, quarta-feira passada, após dois dias de folga do plantel cruzeirense. Sem a presença de goleiros, o treino tático contou com 10 jogadores para cada lado. Na quinta, Mano comandou um coletivo em que testou alternativas para o ataque celeste.
Antes do coletivo, o comandante orientou um trabalho com foco na saída de bola rápida em espaço reduzido. Durante a manhã de sexta, houve uma atividade técnica com bola. De tarde, Mano visitou a sede cruzeirense, no Barro Preto, e conheceu o departamento de marketing e a sala de troféus do clube.
No sábado, o técnico aproveitou para testar alternativas na defesa e no ataque. Sem Manoel e Ceará, Mano colocou Grolli e Fabiano na defesa, enquanto Marinho recebeu a vaga de Willian no ataque. Após folga no domingo, a atividade de segunda serviu para novos testes na defesa. Paulo André e Grolli foram testados ao lado de Bruno Rodrigo. No ataque, Marcos Vinícius e Marinho foram utilizados ao lado de Allano e Leandro Damião. A última atividade antes do jogo aconteceu na tarde de terça e priorizou a bola parada.
Para o duelo contra o Furacão, o técnico não poderá contar com Willian, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada, e Marquinhos, lesionado. Os defensores Manoel e Ceará, poupados durante a semana, não têm a sua presença garantida. Os onze iniciais serão conhecidos 45 minutos antes do jogo.